AndroidAppleNotíciasQuase 60% dos celulares vendidos no trimestre têm câmera quádrupla

Paulo Amaral3 meses atrás5 min

A câmera quádrupla parece estar se tornando padrão entre os modelos mais vendidos de celulares em todo o mundo. Pelo menos foi isso o que revelaram os dados divulgados na pesquisa mais recente realizada pela consultoria Omdia sobre as vendas de smartphones do 3º trimestre. De acordo com os números, quase 60% dos celulares vendidos no período foram com câmera quádrupla.

A liderança do segmento no período foi da chinesa Xiaomi, com três de cada cinco celulares vendidos saindo do mercado para as mão dos consumidores com câmera quádrupla. Na sequência vieram, pela ordem, Realme, Oppo, Huawei, Vivo e Samsung. No segmento com câmeras triplas, a liderança foi da Vivo, enquanto a Apple, graças ao iPhone 11, iPhone XR e iPhone SE 2020, foi a ponteira em número de aparelhos vendidos com câmera dupla e simples, respectivamente.

Celulares com câmera dupla, tripla e quádrupla vêm crescendo desde 2018

A explosão da preferência do consumidor pelos celulares com câmeras múltiplas – dupla, tripla ou quádrupla, não começou em 2020. Segundo o site GSM Arena e a consultoria Omdia, essa tendência apareceu primeiro em 2018 e, com o passar dos meses, e os lançamentos de novos smartphones, passou a crescer cada vez mais.

Gráfico vendas celulares câmera quádrupla

O gráfico acima, retirado do próprio site da Omdia, mostra perfeitamente essa evolução, iniciada no 1º trimestre de 2018 e apresentando crescimento contínuo, trimestre a trimestre, até o encerramento do 3º trimestre deste ano, que fechou com 60% dos celulares vendidos com câmera quádrupla.

De acordo com a a consultoria, os celulares com câmera quádrupla, agora, não são mais exclusivos das linhas premium, pois a alta demanda tornou o recurso uma necessidade mesmo em smartphones mid-range e de entrada das marcas. Alguns exemplos de celulares com câmera quádrupla que certamente estão entre os mais vendidos são o Xiaomi M1 10 Ultra, Xiaomi Redmi Note 8, Samsung Galaxy Note 10+, Samsung Galaxy S20, Motorola One Zoom, Huawei P30 Pro e o Realme 6.

Via: GSM Arena