Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Huawei registrou uma patente que descreve o uso de termômetro infravermelho para medir temperatura de uma pessoa ou objeto usando um smartphone, ou um tablet. Não que seja uma grande novidade, afinal a própria empresa já lançou algumas soluções para isso, tanto com sua marca própria quanto pela sua subsidiária Honor (antes de sua venda).

De acordo com o site chinês Sina Tech, a medição seria realizada através de uma das câmeras no dispositivo. A visualização ficaria disponível na própria tela do aparelho. O documento com a patente, “Mobile Phone with Graphical User Interface for Temperature Measurement and Display Results”, foi enviado pela empresa de Shenzhen no dia 31/03 e publicado oficialmente na última terça-feira (17/11).

publicidade

Nas entrelinhas, é possível presumir que a adoção de um smartphone com termômetro digital nos celulares da Huawei esteja diretamente ligada à explosão da pandemia de Covid-19 no início do ano. A febre é um dos sintomas mais recorrentes em pessoas infectadas.

Apesar da patente, lançamentos recentes já contam com termômetro

Como já citamos, em tempos recentes, a Huawei lançou dois celulares que já operam com o recurso de medir temperatura. O primeiro celular com termômetro infravermelho é o Honor Play 4 Pro Measurement Edition, produzido pela (então) subsidiária da Huawei. O outro, mais sofisticado, é o Mate 40 RS Porsche Design, lançado no mês passado.

Ambos os aparelhos vêm com câmera infravermelha capaz de aferir temperaturas de -20° a 100° C. Essa é a extensão ideal para identificar se uma pessoa está febril ou não. E, como descrito na patente e já ti, a visualização do valor recolhido ocorre através de uma interface gráfica nos próprios smartphones.

De acordo com artigo publicado pelo South China Morning Post, a Huawei é a empresa que mais registrou patentes para tecnologia wireless de janeiro para cá, tendo entrado com 8607 pedidos. A companhia chinesa ultrapassou a Qualcomm na liderança do ranking. Será que o próximo smartphone da Huawei vai contar com um termômetro infravermelho? Tomara que sim, pois esse é um recurso muito útil.

publicidade

Via Gizmochina.