Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Em uma das eleições presidenciais mais concorridas na história americana, Facebook e Insta enviaram avisos aos eleitores do país. Nele, uma notificação informando que a contagem de votos da eleição ainda não acabou aparece no topo do feed de usuários americanos. Junto a ela, um link para acompanhar a contagem de votos em tempo real.

O repórter Ben Collins, do jornal americano NBC News, divulgou em sua conta pessoal no Twitter uma declaração feita por um porta-voz do Facebook. Nela, o porta-voz explicou a necessidade de incluir essa notificação no começo do dia (4).

publicidade

publicidade

Isto é (tradução minha):

“Assim que o presidente Trump começou a declarar sua vitória prematuramente, começamos a enviar notificações no topo do feed do Facebook e Instagram para que todos saibam que os votos ainda estão sendo contados e um vencedor ainda não foi anunciado. Também começamos a aplicar etiquetas automáticas nos posts de ambos os candidatos com essa informação.”

De acordo com a declaração acima, o Facebook e Insta colocarem avisos constantes sobre a eleição não foi a única medida. Além dela, quaisquer posts feitos pelos candidatos também são marcadas com essa informação.

Ainda assim, a notificação não aparece para usuários de outros países. Ou seja, você não verá os avisos sobre a eleição ao acessar o Facebook e Insta aqui no Brasil. No entanto, a etiqueta que mencionamos acima aparecerá para qualquer usuário que acessar as páginas dos candidatos.

Publicação do candidato republicano e atual presidente Donald Trump

Publicação do candidato republicano e atual presidente Donald Trump. Imagem: Facebook

Da mesma forma, veja também a etiqueta aparecendo em um post de Joe Biden. Por causa da contagem, o aviso aparece em todas as publicações feitas nos últimos dias.

Publicação do candidato democrata Joe Biden

Publicação do candidato democrata Joe Biden. Imagem: Facebook

O que as redes sociais estão fazendo para combater fake news?

Essas são algumas das medidas que as principais mídias sociais prometeram para as eleições no país. Aliás, o próprio Instagram tirou do ar a aba de posts recentes em sua página de hashtags.

O YouTube também anunciou o que está fazendo para combater as fake news na eleição. Por exemplo, a página principal do YouTube nos EUA mostra um painel com a contagem dos votos em tempo real.

O Twitter também está marcando posts que podem conter informações enganosas. Atualmente, quaisquer publicações que o algoritmo considere possíveis fake news são acompanhados de um aviso. Nele, a plataforma informa que as informações da postagem podem não ser verdade.

Via Engadget.