Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google liberou uma atualização para Android com digitação por voz melhorada para boa parte dos usuários.

A melhoria do teclado Google acontecia por meio do Google Assistente. Com ele, usuários também puderam emitir comandos ao longo da própria digitação. Ou seja, você podia apagar um erro de digitação simplesmente dizendo “limpar”. Ainda assim, ela durou pouco.

publicidade

O Google optou por interromper o envio das atualizações. Não apenas isso, mas também a removeu para boa parte dos usuários com o Pixel 4, 4a e 5. Esses eram os únicos modelos com acesso às melhorias.

Apenas um grupo pequeno de usuários ainda possui acesso à funcionalidade. Mas como ela funcionou no curto período em que esteve disponível?

Digitação por voz melhorada no Android: como funcionava?

A digitação por voz é uma das melhores opções de acessibilidade do Gboard. Especialmente para pessoas que possuem dificuldade com a escrita, por exemplo.

Uma das melhorias mais interessantes foi a possibilidade de dizer “clear” (limpar, em inglês). Desse modo, deixou de ser necessário apertar o “backspace” (voltar) para se livrar de erros.

publicidade
A digitação por voz melhorada no Android foi removida pouco após sua liberação

A digitação por voz melhorada no Android foi removida pouco após sua liberação. Imagem: 9to5Google

Outros comandos de voz como “send” e “delete” também eram possíveis para mandar e apagar a mensagem, respectivamente. Aliás, outra função útil foi a opção de incluir pontuação automaticamente enquanto dita as frases.

Atualmente, precisamos ditar os pontos para que eles apareçam em mensagens. Porém, a integração com o Google Assistente automatiza isso. Ou seja, você pode focar na mensagem que está enviando.

O Google não se pronunciou sobre a remoção da atualização. Normalmente, essas interrupções e remoções acontecem quando usuários encontra bugs, ou então a equipe de desenvolvimento os descobre.

Em outras palavras, eles fazem um recall das funções. Dessa maneira, podem ver o que há de errado, consertá-las e então devolvê-las. Essa é uma prática comum em empresas de tecnologia.

Por exemplo, redes sociais como o Instagram e WhatsApp testam novas funções constantemente para pequenos grupos de usuários. Após esse período de teste, a função pode ser desativada para receber melhorias e então lançadas de modo oficial. Ou para uma nova rodada de testes.

Por outro lado, a digitação por voz melhorada demorou menos que 24 horas para sair do ar. Isso pode significar que o Google encontrou falhas poucas horas após liberar esse tipo de digitação.

Quando essas funções podem chegar no Brasil?

Ainda assim, é cedo para essas melhorias chegarem por aqui. Como a linha Pixel não é comercializada por aqui, as atualizações do Android levam mais tempo para chegar. O que também depende do aparelho que está usando e a versão do Android instalada nele.

Você costuma usar digitação por voz no seu Android? Usaria melhor o WhatsApp com ela? Comente conosco!

Via 9to5Google.