Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Depois da apresentação da próxima geração de celulares da Apple em outubro (13), uma pergunta ficou no ar: o iPhone 12 é à prova d’água?

A dúvida surgiu após a revelação de que a edição Pro e Pro Max seriam. Por outro lado, a Apple não disse nada sobre a edição padrão e a Mini.

publicidade

Há dias de chegar aos consumidores dos EUA — o carregador MagSafe e as capas MagSafe chegaram antes —, a resposta para a pergunta é: sim.

O iPhone 12 é à prova d’água, poeira e areia. Além disso, a categoria de proteção de toda a linha é a IP68, uma das maiores para aparelhos celulares.

Nunca entendeu muito bem o que significam essas siglas de segurança? Pois vamos acabar com essa dúvida agora mesmo.

O que é o IP68?

Um padrão internacional de segurança, ele significa que um produto foi testado a exaustão e é capaz de resistir a certos elementos naturais. Água, terra, poeira e areia são os elementos usados no teste IP.

publicidade

Enquanto o IP é apenas a sigla usada para identificar esse tipo de teste, os números que vem depois são o resultado. Por exemplo, o número “6” é a nota máxima de uma escala que vai de um a seis.

Esse número mostra a resistência do aparelho a elementos sólidos. Ou seja, a nota indica que é impossível que areia, terra e poeira penetrem o aparelho.

Já o segundo número é a avaliação em relação à penetração de líquidos. Em uma escala de 1 a 9, a nota 8 significa que o aparelho pode ficar submerso em até seis metros de profundidade por até 30 minutos. Ou seja: serve pra levar pra piscina, mas não mergulhar no mar.

Essa nota é suficiente para indicar que um aparelho como o iPhone 12 é à prova d’água.

De maneira idêntica, o iPhone 12 Pro e Pro Max também carregam a mesma classificação IP68. Ou seja, não importa qual versão do celular você vai comprar, todas elas serão à prova d’água.

Por conta da fama de serem aparelhos frágeis, nos últimos anos a Apple investiu principalmente na resistência dos aparelhos aos acidentes. Além da classificação IP68 para penetração de líquido e elementos sólidos, o iPhone 12 também tem maior proteção nas telas.

Por causa da tecnologia “Ceramic Shield”, que usa nanocristais de cerâmica no vidro, estima-se que o iPhone 12 será quatro vezes mais resistente que o seu antecessor.

O iPhone 12 é à prova d’água, mas quando chega ao Brasil?

Até o momento, a Apple não divulgou a data de lançamento do iPhone 12 no país. Tampouco o preço ou as edições que venderão por aqui.

Por outro lado, faltam poucos dias para que o smartphone chegue aos consumidores americanos. Ou seja, a mídia internacional já testou o novo celular da Apple.

Quer saber o que eles acharam? Nós buscamos a opinião desses especialistas, então veja agora a rodada de resenhas que fizemos sobre o iPhone 12!

Via PocketNow / Imagem: Emiliano Arano/Pexels.