Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma nova patente da Apple mostra como seria possível eliminar o notch no iPhone por meio de uma tela móvel, que seria deslocada quando fosse necessário usar a câmera ou o Face ID. Ou seja, teríamos o sensor TrueDepth e a câmera selfie dos celulares Apple podendo ser usados sem haver um entalhe obstruindo a tela do aparelho, trazendo um visual inteiro tela sem pop up e sem que a câmera seja prejudicada pela necessidade de fotografar através de um display.

Como funcionaria

A ideia descrita pela nova patente da Apple é que uma tela móvel funcionaria como janela que pode ser aberta por um mecanismo para revelar um componente óptico, como sensores ou câmeras. A região da janela pode ser operada nos estados aberto e fechado.

publicidade

Sistema mecânico das telas móveis que substituiria o notch

No estado fechado, a parte móvel da tela se sobrepõe à região da janela, fazendo a vez de exibição estendida de tela, sem haver um notch obstruindo essa parte do celular Apple. No estado aberto, a parte móvel da tela é movida (ou dobrada) na região da janela, de modo que a luz para o componente óptico possa passar através desta região. Em outras palavras, a área abriria para os sensores e as câmeras poderem fazer a leitura facial ou capturar imagens. A parte móvel da tela pode ser uma camada de tela rígida que se move em torno de um dobradiça. Ou (mais provável) pode ser parte integrante de uma tela flexível, como uma aba, que poderia ser dobrada, abrindo a janela de tela. Arranjos de tela móvel e outros mecanismos permitiriam que a parte móvel da tela cobrisse e descobrisse seletivamente a região da janela, sendo acionados por um atuador eletricamente ajustável.

duas visões laterais de um celular com o mecanismo de tela móvel

Enfim, o mecanismo de tela móvel descrito aqui para dar fim ao notch é o registro de uma patente, logo, não é possível garantir que a Apple venha a usá-lo efetivamente. Porém, o notch vem sendo bastante criticado desde a época do X (que vemos em nossa imagem de destaque) e já foi abandonado por outras marcas, passando a ser uma espécie de particularidade dos telefones da Maçã.

publicidade

O iPhone já foi imaginado sem notch em alguns conceitos, como este que postamos em maio. Apesar de tudo, as impressões de que a mudança pode demorar para chegar nos celulares da Apple permanecem. Talvez o entalhe desapareça de vez só lá pelo iPhone 15, em 2023.

Via Tom’s Guide e Patently Apple

Imagem: BUMIPUTRA/Pixabay/CC