Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Vivo Global registrou uma patente que, se sair do papel, dará ao mercado um celular com câmera telescópica diferente de tudo o que vimos até hoje. Além de ficar escondida, ou seja, contar com um mecanismo pop-up, ela será modular, podendo ser expandida de acordo com a quantidade de zoom desejada pelo usuário.

Batizada como “Módulo de Câmera, Dispositivo Eletrônico e Método de Controle de Módulo de Câmera”, a patente registrada, e flagrada pelo pessoal do LetsGoDigital, mostra, nas 23 páginas do documento, como as futuras lentes superzoom funcionariam. E o mecanismo é bastante interessante à primeira vista.

publicidade

De acordo com o que foi retirado dos papéis documentados junto ao World Intellecutal Property Office (WIPO) no último dia 29 de julho, há uma diferença fundamental entre os smartphones atuais e o celular que a Vivo pretende lançar com a câmera telescópica escondida. Segundo a patente, os smartphones atuais suportam apenas “funcionalidade de baixo zoom”, enquanto a nova patente da Vivo permite “funcionalidade de alto zoom”. Isso significa dizer que, com seu sistema de câmeras patenteado, a Vivo quer possibilitar que os telefones tenham um alcance de zoom maior.

Imagem mostra patente de celular da Vivo Global com câmera telescópica escondida

Designer dá “vida” à patente

O designer Technizo Concept, que vira e mexe tira as patentes do papel e cria imagens renderizadas, resolveu dar “vida” ao futuro celular da Vivo com câmera telescópica escondida. Uma das surpresas, além, claro, do fato de o zoom ser modular, está no fato de a câmera pop-up ser voltada para trás, e não para a frente.

Imagem mostra frente e verso do futuro celular da Vivo Global com câmera telescópica escondida

publicidade

Isso indica que a lente de selfie, a exemplo do que muitas marcas vêm adotando ultimamente, seria colocada sob a tela do futuro flagship da Vivo. Os dados do zoom óptico, assim como as especificações da câmera, não foram citados na patente, tampouco cogitados pelo criativo designer.

Imagem mostra detalhe do flash em LED em volta da câmera periscópica do projeto da Vivo Global

Ele se arriscou, porém, a incorporar o flash em LED, de forma elegante, ao redor da lente inferior da câmera. Esta primeira, aliás, será a primeira que estará sempre disponível na “escadinha” patenteada pela Vivo Global para aumentar o zoom de acordo com o desejo do usuário. Ao que parece, a Vivo quer contrariar as apostas de que a adoção de câmeras de selfie na tela do celular colocariam um fim aos aparelhos com câmera pop-up… e quer provar isso com uma telescópica escondida.

Via Sparrows News