Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Os dados da pesquisa da IDC (International Data Corporation), divulgados nesta sexta-feira (30/07) apontaram um crescimento ano a ano no mercado mundial de Chromebooks e tablets durante o segundo trimestre de 2021. Além disso, o IDC também apontou o crescimento do mercado de smartphones no mesmo período.

Segundo a pesquisa, com 12,3 milhões de unidades vendidas, as remessas de Chromebooks cresceram 68,6% ano a ano. Já as vendas de tablets, cresceram 4,2% ano a ano, com mais de 40,5 milhões de unidades vendidas segundo trimestre deste ano.

publicidade
As empresas líderes no mercado de Chromebooks e tablets

Com uma participação de 35% e um crescimento de 115,7% ano a ano no mercado de Chromebooks, a HP assume o primeiro lugar da lista. Na sequencia, a Lenovo possui uma participação de 21% e crescimento ano a ano de 81,2%. A lista ainda possui a Acer na terceira posição, a Dell na quarta e Samsung por fim (além das outras empresas) para formar a média total.

Crescimento das cinco principais empresas de Chromebook no mercado

Crescimento das cinco principais empresas de Chromebook no mercado (Fonte: IDC)

Já no ramo de tablets, a Apple lidera com 31,9% do mercado e um crescimento de 3,5% ano a ano, seguido pela Samsung, que possui 19,6% da participação nas vendas do segundo semestre de 2021 e tem um crescimento ano a ano de 13,3%. Aliás, vale citar que a Samsung está presente em ambas as listas (tablets e Chromebooks), assim como a Lenovo.

Além disso, é bom ressaltar que, como a Huawei vendeu a sua subsidiária Honor no fim do ano passado, os dados foram atualizados (com e sem a participação das remessas da Honor).

Crescimento das cinco principais empresas de Tablets no mercado

Crescimento das cinco principais empresas de Tablets no mercado (Fonte: IDC)

Crescimento do mercado de Chromebooks e tablets ganhou força durante as aulas remotas

Sobre esses dados, a analista de pesquisa sênior da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC, Anuroopa Nataraj revelou que o crescimento ganhou força nas aulas remotas, já que muitos Chromebooks e tablets foram ferramentas de estudo para os alunos do mundo inteiro. “A aprendizagem online ganhou força e impulsionou a revolução digital no espaço de aprendizagem”, disse Nataraj.

publicidade
Gráfico de vendas de tablets e Chromebooks

Gráfico de vendas de tablets e Chromebooks (Fonte: IDC)

A analista ainda disse haver uma procura maior por tablets em países emergentes. Por outro lado, Nataraj pontou que “escolas em alguns mercados desenvolvidos, como os EUA e o Canadá, se inclinam mais para os Chromebooks”.

Imagem: Pixabay/Pexels/CC