Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Waze lançou uma atualização na terça-feira (27) que mostra uma prévia do trajeto antes do motorista começar a dirigir. O app quer que os usuários entendam melhor por que uma determinada rota é considerada a mais apropriada, mostrando outras opções de caminho e informações sobre o trânsito à frente — o irmão Google Maps já conta com esse truque na manga há algum tempo.

Entre os detalhes informados na prévia da viagem, o usuário encontra, além das rotas alternativas, as possíveis obstruções que podem surgir em cada trajeto (situação de tráfego, obras em construção) e os horários de chegada e o custo dos pedágios em cada um deles. De acordo com a companhia, a ideia é fornecer as melhores informações para o usuário “antes mesmo dele sair de casa”.

publicidade

A atualização com a prévia de trajeto está disponível na versão mais recente do Waze para iOS e Android. A empresa afirma que o update está sendo implementado de forma gradual em todo o planeta e chegará a todos os usuários “nos próximos meses”.

Prévia de trajeto do Waze mostra informações de tráfego e pedágio e a melhor rota para o motorista, à la Google Maps (Waze/Divulgação)

Parceria com serviços de streaming e vozes famosas na navegação

Nos últimos anos, o Google vem tentando encontrar também de fazer do Waze não apenas um app de navegação, mas um app de entretenimento para o motorista. A começar pela contínua integração do aplicativo com serviços de streaming: primeiramente, o Spotify, em 2017; depois, o YouTubeMusic e o Deezer, em 2019; e no fim do ano passado, a incorporação do Amazon Music, disponível em versão gratuita e paga para iOS e Android.

Além disso, a companhia também investe nas vozes popularescas. A mais recente é a do ex-BBB Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, em que é possível escutar uma miscelânea de jargões do espirituoso personagem ao longo da sua viagem. O Waze também já usou as vozes dos músicos Sandy e Lucas Lima, os atores Fábio Porchat e Arnold Schwarzenegger e o jogador de basquete Shaquille O’Neal.

Via 9to5Google

publicidade

Imagem: Vladispas/iStock