O Snapchat lançou hoje (28/07) a ferramenta Meus Lugares no Mapa de Snaps. Basicamente, a nova função vai ajudar os usuários a descobrir lojas e restaurantes nas proximidades, bem como indicar quais os locais favoritos de seus amigos e de outros usuários do app. Além disso, é claro, o próprio usuário pode marcar quais lugares gosta de frequentar no mapa.
Segundo a Snap Inc., proprietária do Snapchat, se forem contabilizados somente o número dos estabelecimentos comerciais que podem ser descobertos pelo app, o número ultrapassa a casa dos 30 milhões. É certamente um valor significativo, mesmo se considerarmos a quantidade de usuários da rede social. Essa é a mais recente mudança no app desde a chegada dos bitmojis, emojis personalizáveis e exclusivos do Snapchat, em 3D.
Como funcionam os Meus Lugares?
Para usar os Meus Lugares não tem muito segredo, já que a função pode ser localizada bem facilmente ao abrir o Mapa de Snaps, na parte inferior. O app, aliás, introduz a novidade a partir de uma janela, na qual podem ser vistos três ícones: uma seta, representando os locais mais populares globalmente; um coração, simbolizando os lugares salvos pelo usuário; e, por fim, um relógio, que mostra os últimos lugares visitados.
Entretanto, diferentemente dos locais favoritados ou visitados pelo usuário, a aba de lugares populares conta com um algoritmo para indicar novos lugares. O funcionamento do algoritmo é relativamente simples. Através da junção de fatores como o local em que o usuário está atualmente, seus favoritos, os locais frequentados pelos seus amigos e por outras pessoas, o app consegue sugerir um possível novo lugar preferido.
Rede social segue caminho oposto aos dos concorrentes
É interessante pensar que, com os Meus Lugares, o Snapchat se distancia um pouco da concorrência. Afinal, embora o Google Maps e o Apple Maps consigam te levar do ponto A ao ponto B, e te deixem marcar no mapa pontos de interesse, não existe nenhuma ferramenta neles semelhante a essa do app da Snap Inc. E a estratégia de tentar focar mais na parte social dos mapas parece estar funcionando, já que a empresa contabilizou mais de 250 milhões de usuários utilizando somente o Mapa de Snaps.
Mas essa não é o único diferencial. Isso porque, além de ter comprado a Vertebrae recentemente, o app inaugurou em maio uma função chamada Camadas no Mapa de Snaps. Até o momento, seu uso mais característico foi permitir que empresas como a Ticketmaster e The Infatuation divulguem, respectivamente, shows e restaurantes direto do app. Pode ser, então, que agora isso cresça ainda mais.
Via TechCrunch