Snapchat lança Meus Lugares no Mapa de Snaps - Vida Celular

Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Snapchat lançou hoje (28/07) a ferramenta Meus Lugares no Mapa de Snaps. Basicamente, a nova função vai ajudar os usuários a descobrir lojas e restaurantes nas proximidades, bem como indicar quais os locais favoritos de seus amigos e de outros usuários do app. Além disso, é claro, o próprio usuário pode marcar quais lugares gosta de frequentar no mapa.

publicidade

Segundo a Snap Inc., proprietária do Snapchat, se forem contabilizados somente o número dos estabelecimentos comerciais que podem ser descobertos pelo app, o número ultrapassa a casa dos 30 milhões. É certamente um valor significativo, mesmo se considerarmos a quantidade de usuários da rede social. Essa é a mais recente mudança no app desde a chegada dos bitmojis, emojis personalizáveis e exclusivos do Snapchat, em 3D.

Como funcionam os Meus Lugares?

Imagem mostra cinco celulares. Cada um deles mostrando as funcionalidades dos Meus Lugares, novidade do Snapchat localizada no Mapa de Snaps.

Para usar os Meus Lugares não tem muito segredo, já que a função pode ser localizada bem facilmente ao abrir o Mapa de Snaps, na parte inferior. O app, aliás, introduz a novidade a partir de uma janela, na qual podem ser vistos três ícones: uma seta, representando os locais mais populares globalmente; um coração, simbolizando os lugares salvos pelo usuário; e, por fim, um relógio, que mostra os últimos lugares visitados.

Entretanto, diferentemente dos locais favoritados ou visitados pelo usuário, a aba de lugares populares conta com um algoritmo para indicar novos lugares. O funcionamento do algoritmo é relativamente simples. Através da junção de fatores como o local em que o usuário está atualmente, seus favoritos, os locais frequentados pelos seus amigos e por outras pessoas, o app consegue sugerir um possível novo lugar preferido.

Rede social segue caminho oposto aos dos concorrentes

É interessante pensar que, com os Meus Lugares, o Snapchat se distancia um pouco da concorrência. Afinal, embora o Google Maps e o Apple Maps consigam te levar do ponto A ao ponto B, e te deixem marcar no mapa pontos de interesse, não existe nenhuma ferramenta neles semelhante a essa do app da Snap Inc. E a estratégia de tentar focar mais na parte social dos mapas parece estar funcionando, já que a empresa contabilizou mais de 250 milhões de usuários utilizando somente o Mapa de Snaps.

Mas essa não é o único diferencial. Isso porque, além de ter comprado a Vertebrae recentemente, o app inaugurou em maio uma função chamada Camadas no Mapa de Snaps. Até o momento, seu uso mais característico foi permitir que empresas como a Ticketmaster e The Infatuation divulguem, respectivamente, shows e restaurantes direto do app. Pode ser, então, que agora isso cresça ainda mais.

Via TechCrunch