Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O pessoal mais das antigas certamente vai gostar da descoberta que a galera do XDA Developers revelou nesta terça-feira (27/07) a respeito do Android 13 e o histórico da empresa com nomes de doce. Depois de abandonar, pelo menos externamente, a utilização das nomenclaturas de sobremesas para cada atualização do sistema operacional, a prática voltou.

Ainda não é certo se o que foi revelado hoje voltará a se tornar público, mas fato é que o futuro Android 13, ou Android T, tem sim um nome de doce em seu projeto: Tiramisu. “T para Tiramisu”, publicou o usuário @_cdesai, no site Android Review. Para quem não conhece, Tiramisu é uma sobremesa de origem italiana, um tipo de pavê de de café, normalmente acompanhando bolos ou sorvetes.

publicidade

O Android 13 e seu “doce nome”, no entanto, ainda não devem pintar no mercado, com ou sem o tiramisu adotado oficialmente, tão cedo. Vamos lembrar que o Android 12 foi apresentado em maio, e chega daqui a alguns meses.

O beta 3 do novo do sistema operacional enviado para desenvolvedores já nos deu algumas dicas do que pode estar por vir. Uma das principais mudanças deve ser visual, e na nova interface, o Material You, a nova versão do Android deve contar com novas cores e formatos dos menus.

No beta 3 do Android 12 isso ainda não é totalmente visível, mas é possível perceber pelas cores do pop-up para configurar a tela inicial. Deve ocorrer ainda um ajuste de fontes no widget padrão que exibe horário, data e temperatura.

A “confeitaria” completa

O Google utilizou nomes de doce por mais de uma década para nomear as atualizações do Android e, além do hoje revelado Tiramisu, já recheou a mesa, ou melhor, os smartphones dos usuários do sistema operacional com homenagens a várias iguarias. Os conhecidos Android 10, 11 e 12, que foram lançados ao público sem os apelidos, internamente eram tratados como Quince Tart, Red Velvet Cake e Snow Cone.

publicidade

Para quem ficou curioso em saber todos os nomes de doce da confeitaria Android antes do futuro 13, além dos três citados acima, aqui vão eles, com a respectiva versão entre parênteses: Cupkake (1.5), Donut (1.6), Eclair (2.0), Froyo (2.2), Gingerbread (2.3), Honeycomb (3.0), Ice Cream Sandwich (4.0), Jelly Bean (4.1), KitKat (4.4), Lollipop (5.0), Marshmallow (6.0), Nougat (7.0), Oreo (8.0) e Pie (9.0).

E aí: deu água na boca, né?

Via Android Authority

Imagem: Andrey Cojocaru/Pixabay/CC