Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Amazon está promovendo, em parceria com o site Omelete e com a editora Pipoca & Nanquim, um concurso de literatura voltado especialmente para usuários do Kindle. Batizado como Prêmio Geek de Literatura, o concurso tem como intenção “reconhecer os autores geeks independentes do Brasil”, e dará um gordo prêmio ao vencedor de cada categoria: R$ 10 mil.

De acordo com as regras do concurso de literatura, os participantes podem enviar quadrinhos de qualquer gênero ou livros de ficção científica, fantasia ou horror via Kindle Direct Publishing (KDP). Para quem não é familiarizado, o KDP é um serviço de auto publicação gratuito da Amazon para criadores disponibilizarem suas obras para leitores ao redor do mundo.

publicidade

As inscrições terão início no dia 22 de setembro e serão aceitas até 22 de outubro. Para isso, segundo a Amazon, os autores terão que seguir algumas regrinhas básicas. As principais, além do uso do KDP, obviamente, é que as obras ou textos estejam escritas em português e que seja feita a inserção da hashtag #PrêmioGeek nas palavras-chave.

Alexandre Munhoz, gerente-geral de livros na Amazon Brasil, está com a expectativa lá em cima em relação ao sucesso do concurso de literatura para Kindle. “Geeks são leitores apaixonados, seja por histórias de ficção científica, fantasia, ou horror ou quadrinhos, e os autores brasileiros têm muito a oferecer nesses gêneros. Ficamos muito felizes em apoiar uma comunidade tão vibrante a ampliar o seu reconhecimento e engajar novos leitores. O Prêmio Geek será uma grande oportunidade para autores mostrarem seus trabalhos e para leitores encontrarem novos universos”, comentou.

Mais exigências

Além dos dois pontos já citados sobre o que é preciso para participar do concurso de literatura da Amazon para usuários de Kindle e, enfim, tentar faturar o prêmio de R$ 10 mil, há outras regrinhas que precisam ser seguidas. De acordo com a Amazon, os títulos inscritos nas categorias de Livros ou Quadrinhos deverão ser em português do Brasil, e não podem ter sidos publicados anteriormente por uma editora.

Além disso, as obras também devem ser submetidas exclusivamente ao Kindle durante o período do Prêmio, por meio da inscrição no programa KDP Select. Os termos e condições restantes do Prêmio Geek podem ser vistos no site criado para a divulgação do evento.

publicidade
O que será avaliado?

A Amazon decidirá quem serão os vencedores do concurso de literatura com as obras criadas no Kindle Direct Publishing por meio de alguns critérios: criatividade, originalidade, qualidade de escrita e viabilidade comercial. Cinco finalistas serão selecionados em cada categoria.

A escolha será feita por um painel de juízes qualificados e especialistas editoriais da Amazon, Omelete, e Pipoca & Nanquim. Eles serão anunciados e o público será convidado a votar no seu favorito em novembro. Os nomes dos juízes que farão as análises e definirão os finalistas não foram revelados.

A Amazon prometeu também realizar uma webinar (evento virtual) para ajudar autores e criadores inscritos a utilizar a ferramenta Kindle Create. Por meio dela, é possível, entre outras coisas, criar diferentes estilos para os capítulos e, até, ter acesso a uma prévia do livro que está sendo produzido.

Imagem: Xxolaxx/Pixabay/CC