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A Netflix viu um aumento de mais de 1,5 milhão em seu total de assinantes no segundo trimestre de 2021, chegando a um total de 209 milhões no mundo. Mas isso veio em meio a uma preocupante notícia: a perda de cerca de 430 mil usuários nos EUA e no Canadá, mercados base da plataforma.

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A empresa está percebendo uma desaceleração no crescimento de sua base de usuários. No primeiro trimestre de 2021, previu que adicionaria 6 milhões de novos usuários à sua base de assinantes, mas o número real de 4 milhões foi 33% menor do que o estimado. Para o terceiro trimestre de 2021, a previsão são 3,5 milhões de adições líquidas de assinantes, um número considerado modesto. Para Spencer Neumann, CEO da empresa, a COVID-19 tem sido um fator crucial para a dificuldade de previsão positiva dos números da plataforma de streaming. Os efeitos econômicos da pandemia em curso fez com que assinantes tivessem que decidir se manteriam sua assinatura em frente à necessidade de contenção de gastos, é a posição oficial.

Ganhando no mundo, perdendo em casa

No crescimento que houve, a região Ásia-Pacífico liderou, com mais de 1 milhão de assinantes. Em termos de receita, a Netflix entregou US$ 7,3 bilhões agora (para termos ideia em nossa moeda, seria algo em torno de R$ 38,3 bilhões hoje, 21/07), contra US$ 7,16 bilhões no primeiro trimestre deste ano. As margens da empresa aumentaram em um período em que gastou menos com marketing e conteúdo. A receita da plataforma está em cerca de US$ 14,54 por usuário nos EUA e Canadá e de menos de US$ 10 na América Latina e na região Ásia-Pacífico.

Um fator de desaceleração nos números da Netflix em sua base de usuários nos EUA e Canadá tem a ver, segundo a própria empresa, com o aumento da concorrência de outros aplicativos e serviços de entretenimento em demanda, como TikTok, Epic Games e YouTube. Em uma espécie de corrida para entreter os consumidores em todo o mundo, a Netflix vem competindo por tempo de tela com um amplo conjunto de empresas.

O cancelamento de programas favoritos de muitos fãs pode ser outra causa por trás da desaceleração da base de clientes pagantes da plataforma. Somente em 2021, houve o desligamento de 10 séries de TV, incluindo Os Irregulares de Baker Street e O Legado de Júpiter. Coincidentemente ou não, a Netflix perdeu assinantes em um de seus principais territórios no mesmo trimestre em que cancelou programas com forte índice de seguidores.

Apesar disso, a plataforma afirma estar confiante de que continuará crescendo, em conformidade com seus últimos anos. A expectativa da empresa, é de um retorno na produção de filmes e TV mais normalizada e um aumento da cadência de originais ainda este ano, ajudando a retornar ao crescimento.

Foco no celular

Mesmo diante dos números negativos nos EUA e no Canadá, a Netflix continua a impulsionar mercados internacionais, como por exemplo, experimentando planos menos caros apenas para um celular por assinante. Esta iniciativa que começou em 2019 na Índia vem sendo expandida para mais regiões, à medida que a empresa registra que o plano somente para um dispositvo móvel (como o celular ou o tablet) tem sido uma maneira eficaz de apresentar mais consumidores ao seu serviço de streaming. Este tipo de opção ainda não existe no Brasil.

Ao mesmo tempo, a Netflix também está começando a explorar outras linhas de negócios, incluindo merchandising, eventos ao vivo e videogames. Na semana passada, a empresa anunciou que contratou Mark Verdu, ex-executivo do Facebook e da Electronic Arts, para ser o vice-presidente de desenvolvimento de jogos de sua plataforma. Em seu relatório de lucros, a Netflix expandiu suas ambições nesse segmento, tendo como plano de início se concentrar em jogos móveis, sem custo adicional para os assinantes.

Via TechRadar e The Hollywood Reporter

Imagem: cottonbro/Pexels/CC