Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Se você quiser rodar o Windows mais recente em um iPhone ou iPad, existe uma ótima opção, usar o novo Windows 365, mas, e se você quiser rodar algo mais antigo e nostálgico no seu tablet da Apple? O editor de tecnologia da FastCompany, Harry McCracken, descobriu como instalar a versão completa do Windows 3.1 no iPad usando o iDOS, um app de emulação de jogos para o saudoso sistema operacional MS-DOS.

imagem mostra iPad com teclado e mouse portátil rodando windows 3.1

Imagem: Benj Edwards/HowToGeek

O programa, utilizado inicialmente para rodar pérolas como Civilization II, Prince of Persia e Duke Nukem, consegue transformar o tablet da Apple em um túnel do tempo para os nostálgicos. Harry publicou as primeiras imagens do Windows 3.1 no iPad em sua conta no Twitter, com o Paciência aberto e tudo. Confira:

publicidade

Os interessados em realizar essa conversão precisam de duas coisas: uma cópia original do Windows 3.1 e uma licença do iDOS, que custa US$ 4,99 (pouco mais de R$ 25,00) na App Store. Feito isso, o instalador do sistema operacional — bem como o de outros jogos — devem estar na pasta do iDOS, acessível pelo app de Arquivos. Quando abrir o aplicativo, esta pasta servirá como a pasta raiz do sistema operacional.

publicidade

A conversão do Windows no iPad divide a tela do dispositivo em dois, inserindo um teclado virtual (ou gamepad) na parte inferior. No entanto, é possível configurar a instalação de um mouse e teclado bluetooth para o tablet, utilizando a tela na horizontal e aumentando a usabilidade do “MS-DOS Portátil” para uma espécie de aparelho vintage.

Versão móvel traz os mesmos perrengues do original

Lançado em 1992, o Windows 3.1 possui um bom tempo de estrada, e é de se imaginar que sua contraparte no iPad exija tanta, digamos, atenção quanto nos tempos de desktop. Uma cópia original do sistema operacional, por exemplo, está normalmente reservada a discos floppy — os famigerados disquetes — e para copiar seus arquivos é necessário, no mínimo um computador com este leitor de disco.

Não o bastante, quem instalar o sistema operacional no iPad também terá de lidar com a estranheza dos programas rodando sem som. Isso porque o usuário precisará instalar um drive especial de áudio, o Soundblaster 16, para a reprodução das músicas e efeitos sonoros, tudo feito pelo prompt de comando do sistema operacional.

Via 9to5Mac e HowToGeek

Imagem: Microsoft