Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Microsoft anunciou hoje (14/07) o Windows 365, uma espécie de PC na nuvem disponível para acesso em qualquer dispositivo, incluindo tablets e smartphones. Isto é, você entra no seu celular e opera como um computador, processando remotamente, através de sua conexão da internet.

Segundo a empresa, o objetivo disso é facilitar o trabalho híbrido e remoto através de uma experiência personalizada do Windows. Além disso, será possível escolher qual versão do sistema operacional da Microsoft o Cloud PC — nome dado pela empresa ao computador na nuvem do Windows 365 — vai rodar. As opções são o Windows 10 ou o Windows 11, após seu lançamento.

publicidade

Entretanto, o serviço não será gratuito e nem poderá ser acessado por todos. Pelo menos não em um primeiro momento, já que a Microsoft optou por oferecer o serviço exclusivamente a empresas. Uma boa notícia, contudo, é que a novidade ficará disponível para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho. E é possível, aliás, que futuramente ele venha a ser oferecido para usuários comuns.

Microsoft destaca segurança e facilidade de acesso do serviço

A Microsoft ressaltou, na apresentação do Windows 365, várias funcionalidades interessantes, como a já mencionada compatibilidade do produto com tablets, smartphones e mesmo computadores de outras empresas. Como consequência disso, todas as informações do Cloud PC serão, então, continuamente sincronizadas entre todos os dispositivos conectados. Na prática, isso significa que o trabalho interrompido em um dispositivo pode ser continuado em qualquer outro.

Imagem mostra o funcionamento do Windows 365, novo PC na nuvem da Microsoft, sendo espelhado em um iMac, um notebook e um tablet, respectivamente

Outra possibilidade oferecida pelo Windows 365 é a capacidade de escolher facilmente o processamento e o armazenamento a serem utilizados em cada Cloud PC. Essa versatilidade é possível justamente pela junção do poder dos próprios dispositivos e da nuvem, que pode ser personalizada pelo setor de TI de cada empresa.

publicidade

Voltada aos profissionais responsáveis pelos computadores das empresas, aliás, a Microsoft afirmou que os Cloud PCs são gerenciados da mesma forma que os computadores físicos, com o Microsoft Endpoint Manager. Mas, de modo diferente, as atualizações serão facilitadas no desktop na nuvem.

O último ponto destacado pela empresa foi relativo à segurança. Segundo a Microsoft, todas as informações, de caráter sensível ou não, serão armazenadas na nuvem. Ou seja, possíveis hackers não encontrarão nada de valioso nos dispositivos em si. Nesse sentido, o serviço se torna ainda mais confiável devido à arquitetura de rede zero trust (ou confiança zero, em tradução livre), que exige múltiplas autenticações para que os arquivos sejam acessados.

Todas as características mais singulares do Windows 365 foram também divulgadas e sintetizadas em um curto vídeo publicado pela empresa no YouTube:

Serviço será oferecido em breve

O Windows 365 será lançado com Windows 10 no dia 2 de agosto. Posteriormente, quando o Windows 11 for lançado, será possível escolher se o sistema operacional do Cloud PC será atualizado ou não. Até lá, entretanto, a Microsoft publicará atualizações sobre o serviço no blog do Microsoft 365.

Via 9to5Mac

Imagem: Alberto Garcia Guillen/Shutterstock