Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Marketplace, e-commerce embutido no Facebook, já ultrapassou a marca de 1 bilhão de clientes, e conta com 250 milhões de vendedores ativos que utilizam a plataforma para oferecer produtos e serviços. Se você também está à procura de um dinheirinho extra, mas não sabe como dar os primeiros passos, vamos te ajudar.

O primeiro passo, por mais óbvio que pareça, é bom esclarecer: antes de pensar em vender algo no Marketplace, é preciso criar uma conta no Facebook. Com ela em mãos, há alguns simples procedimentos que precisam ser seguidos. Vamos a eles.

publicidade
Passo a passo

A primeira coisa é clicar no ícone Marketplace. Ele fica posicionado no lado esquerdo da tela, logo abaixo da opção “Grupos”, como mostra a imagem abaixo.

Imagem mostra primeiro passo de como vender no Facebook Marketplace

O passo 2, e que te deixará mais perto de disponibilizar o que tem para vender, é clicar em “Vender algo”, como ilustrado na próxima foto do guia preparado pelo Vida Celular.

Imagem mostra primeiro passo de como vender no Facebook Marketplace

publicidade

O processo está quase chegando ao fim. O terceiro passo para quem quer vender algo no Facebook Marketplace é definir o tipo de classificado. São quatro opções disponíveis, divididas por categoria: item para venda (engloba roupas, acessórios, smartphones, tablets, etc…), veículo para venda (fala por si, não é?), imóvel residencial (venda ou locação) e, finalmente, vaga de emprego, que serve também para oferecer serviços específicos, como chaveiro, encanador e outros.

Imagem mostra primeiro passo de como vender no Facebook Marketplace

Depois de definir o que quer vender, o usuário precisa adicionar fotos, descrição e, claro, o preço que quer cobrar pelo produto que será anunciado no Facebook Marketplace.

Imagem mostra primeiro passo de como vender no Facebook Marketplace

Seguidos todos esses passos, chegou a hora de finalizar o processo. Para isso, clique em avançar e, na sequência, em publicar. Caso o botão de avançar apareça acinzentado, é sinal de que algum passo anterior não foi feito da maneira correta. Reveja, corrija e, enfim, publique.

Importante: o Facebook não vai receber ou pagar para você. A transação comercial em si, com toda a formalidade, como emitir notas ficais, e o método de pagamento, é por conta das duas partes. A fatia deles é se você quiser pagar para seu anúncio ser visto no feed das pessoas – aí é como qualquer anúncio do Facebook.

Cuidados com a Covid-19

O Facebook tem, em sua Central de Ajuda, uma série de dicas disponibilizadas para ajudar os interessados em vender produtos ou serviços por meio do Marketplace. A principal delas é em relação aos cuidados que devem ser tomados durante a pandemia da Covid-19.

“Sugerimos seguir as orientações das autoridades de saúde locais e da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre como se manter saudável e ajudar a conter a disseminação do coronavírus ao comprar e vender itens. É importante verificar e seguir as leis e diretrizes locais que podem estar em vigor durante esse período”, diz parte do comunicado.

A plataforma também deixa claro que o vendedor precisa tomar precauções em relação à segurança, para evitar ser vítima de golpistas ou outro tipo de criminoso. “Ao se encontrar com alguém pessoalmente, recomendamos que você marque o encontro em uma área pública bem iluminada ou em uma delegacia. Conte a outras pessoas o local para onde você está indo”, orientou o Facebook.

Imagem: Cottombo/Pexels/CC