Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Não faz muito tempo que Samsung, Qualcomm e outras empresas anunciaram o lançamento do 6G@UT, projeto de pesquisa voltado para o desenvolvimento da tecnologia 6G e, agora, a Oppo também divulgou estar de olho no futuro, mais especificamente no que envolve a inteligência artificial. A fabricante chinesa trabalha em um projeto que, segundo os executivos, vai transformar o uso da AI em algo de grande alcance.

Além do uso mais evidente, que é o aplicado às telecomunicações, como no caso do 5G, a tecnologia 6G faria uso da IA para criar a comunicação ideal, por exemplo, em veículos autônomos. Coisas que exigem uma banda de dados enorme e com menos latência. Dessa forma, em contato com outros dispositivos inteligentes, como um smartphone, seria possível transmitir aos usuários tudo que está em sua volta, como clima, tráfego e pedestres.

publicidade
Invasão da IA

Não chega a ser roteiro de um filme de ficção científica, como o de A Extinção, na qual os humanos têm de retornar à Terra para tentar retomar o lugar dos Sintéticos, nome dado aos novos habitantes do planeta. Mas é “quase isso” o que a Oppo tem em mente ao desenvolver suas ideias relacionadas ao 6G (pelo menos no que projeta a evolução da AI no mundo).

A empresa chinesa, ou mais precisamente Henry Tang, cientista-chefe da Oppo à frente do projeto 6G, apostou que, dentro de pouco mais de uma década, o número de agentes inteligentes, ou seja, formas que utilizam AI, “excederão, em muito, o número de humanos”. Por isso, segundo ele, é preciso agir de acordo.

“A próxima geração de tecnologia de comunicação, 6G, deve ser capaz de atender às necessidades não apenas das pessoas, mas de todas as formas de inteligência e suas várias interações”, avisou o cientista. Para Henry Tang, responsável pelo setor da Oppo, a “invasão” da AI começará em 2025, e estará totalmente estabelecida em 2035.

Via Mobile World

publicidade

Imagem: Alex Knight/Pexels/CC