AppleNotíciasApple já está contratando gente para trabalhar com 6G

Thainara Carvalho2 semanas atrás4 min

A Apple lançou os iPhones 12 com tecnologia 5G há menos de um ano, mas já está pensando no futuro. Enquanto no Brasil o 5G continua no ar, devido aos atrasos no leilão de frequências, que foi novamente adiado para o segundo semestre de 2021, a Apple já divulgou vagas de emprego para engenheiros de pesquisa de sistemas sem fio para redes sem fio e de próxima geração: o 6G.

As vagas são para trabalhar nos escritórios da Apple no Vale do Silício e em San Diego, onde a empresa trabalha no desenvolvimento de tecnologias em sem fio e design de chips. Segundo a descrição da vaga, postada no Ladders, os profissionais contratados irão pesquisar e desenhar sistemas de configuração sem fio da próxima geração (6G).

Apple quer ser a líder

Os iPhones mais recentes utilizam modens 5G desenvolvidos pela Qualcomm, o que acabou deixando a a Apple extremamente dependente da fabricante de chips para conexão com a nova rede sem fio. Dessa vez, tudo indica que a Maçã não quer esperar ou permanecer dependente da Qualcomm ou de outras terceirizadas para avançar no desenvolvimento de novas tecnologias.

A prova de que a empresa está empenhada em investir no 6G é que, em 2020, ela se juntou a uma aliança de outras empresas para trabalhar nos padrões do 6G e de outras tecnologias da próxima geração. Segundo analistas, o 6G não deverá estar disponível até 2030, mas a Apple já está de olho nas possibilidades que a conexão oferece, que pode ser 100 vezes mais rápida do que o 5G.

No entanto, apesar dos esforços da Apple em desenvolver tecnologias internas, como os novos processadores para iPhone, iPad e Mac, a empresa ainda precisa desenvolver melhor o 5G antes de chegar ao 6G, já que o 5G ainda não foi expandido para dispositivos como o Apple Watch e o próprio iPad.

A previsão é que o 6G comece a ser implementado em 2030.

Imagem: Vladimir Agapov/iStock

Via Bloomberg