Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Empolgado depois que o Twitter voltou a oferecer o selo de verificação das contas? Pois, saiba que também é possível solicitá-lo diretamente pelo Instagram. Segue necessário preencher requisitos de visibilidade, ou seja, ser uma grande marca, influencer, ou pessoa pública. No fim das contas, eles que escolhem, mas você pode tornar seu caso mais convincente. Veja como a seguir.

Como solicitar o selo de verificação do Instagram

Se você julga que merece o selo azul de verificação na sua conta do Instagram, tudo começa no aplicativo para Android ou iOS. Com ele aberto, siga as etapas seguintes:

publicidade
  • Vá até o seu perfil
  • Clique no menu no topo, à direita
  • Abra a opção “Configurações”
  • Neste menu, acesse “Conta”
  • Expanda a opção “Solicitar verificação”

Captura de telas do Instagram com passo a passo para pedir selo de verificação

Com isto, feito, começa o trabalho de comprovar os méritos que te classificariam para uma conta verificada. A primeira etapa consiste na confirmação de autenticidade do usuário, que envolve o preenchimento do nome completo, e também de um documento válido em território nacional.

Este documento precisa ser fotografado e anexado no formulário, e pode ser carteira de motorista, passaporte, RG, uma declaração de imposto de renda, conta de serviço público recente, ou mesmo um estatuto social.

Captura de telas do Instagram com passo a passo para pedir selo de verificação

publicidade

Na segunda etapa, o interessado no selo de verificação do Instagram deve confirmar em que área acredita ser um usuário notável: mídia, esportes, governo, música, moda, entretenimento… e muitas outras. Com isto feito, é hora de descrever, opcionalmente, como é o seu público na rede social, notáveis que te seguem, e quais os interesses seu perfil desperta na audiência.

Também de forma opcional, você pode listar apelidos ou pseudônimos pelos quais é reconhecido dentro e fora do Instagram. Isto deve ajudar a equipe de verificação a pesquisar mais sobre você e sua influência na internet.

Captura de telas do Instagram com passo a passo para pedir selo de verificação

Por último, é hora de anexar links que confirmem sua notabilidade. Eles podem ser uma rede social já verificada, artigo de notícia, ou outros. Esta etapa também é opcional — mas quanto mais completa a solicitação, menor a chance de deixar lacunas na sua pretensão. Você pode anexar até cinco links aqui.

Como uma conta com selo de verificação é identificada

Tudo pronto? Então chegou a hora de enviar seu pedido do selo de verificação para o Instagram. A resposta pode demorar semanas, e caso sua solicitação não seja aprovada, você será avisado pela aba de notificações do aplicativo — e só poderá tentar novamente dentro de 30 dias.

Se sua solicitação for aprovada, parabéns: agora seu perfil será mostrado em pesquisas, recomendações, e mesmo diretamente na sua página com um selo de verificação ao lado do nome de usuário. Assim como no Twitter, Facebook, e outros, isto serve para mostrar a autenticidade do seu perfil — e claro, inflar o ego um pouco.

Captura de telas do Instagram com passo a passo para pedir selo de verificação

Avisos

Vale lembrar que após a verificação do perfil deixa de ser possível mudar o nome de usuário. Então se você não está feliz com o seu atualmente, o ideal é que o faça antes do procedimento. E enquanto no Twitter você não precisa ser realmente popular para ter um selo azul, o Instagram deixa muito bem avisado que aqui a sua relevância em pesquisas e acessos conta bastante para destacar a sua conta.

Apesar de ser um produto do Facebook, o selo de verificação para o Instagram não garante o mesmo para a rede social criada por Mark Zuckerberg. Isto porque cada plataforma possui seus próprios critérios de análise.

Por último, é importante ressaltar que a verificação da conta pode ser perdida se o usuário trancar e destrancar o perfil diversas vezes — em um número não especificado. Violações aos termos de uso ou diretrizes do aplicativo também podem implicar na perda do selo.

Imagem: Bombuscreative/iStock