Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A sul-coreana Samsung pode voltar a utilizar câmara de vapor para resfriar alguns de seus smartphones em 2022, incluindo o flagship Galaxy S22 ou o Galaxy Z Fold 4. A informação foi passada ao site DigiTimes por pessoas ligadas ao assunto. Usar uma câmera de vapor para resfriamento é uma solução muito utilizada em celulares gamers, como o Redmi K40 Gaming Edition, e parece ser o futuro dos flagships, já que a Apple também pode recorrer ao recurso.

O vazamento não deixou claro qual linha da fabricante deve receber o recurso de resfriamento, mas deve ser um de seus flagships. Alguns sites falam que pode ser tanto o Galaxy Z Fold 4 como o Galaxy S22. Existem grandes chances de ser este último, já que ele deve receber a mesma GPU que o PlayStation 5 e o Xbox Series X. De qualquer forma, existem alguns pontos a serem analisados sobre o assunto antes de bater o martelo e declarar que a informação é uma certeza.

publicidade
Mas, por que voltar com o vapor?

O sistema de resfriamento por câmara a vapor é uma opção barata e recomendada para aparelhos com alto potencial de processamento e superaquecimento. Contudo, têm seu preço: fragilidade. O engenheiro de sistemas térmicos, Greg Kramer, comentou ao site Tom’s Guide que esse tipo de resfriamento costuma ser muito sensível. Qualquer batida ou impacto pode estourar a câmera, fazendo o líquido interno vazar e causar problemas ao celular. Além disso, qualquer grau a mais do que o suportado pode fazer o dispositivo inchar.

Considerando esses aspectos, parece pouco provável que a Samsung vá arriscar a lançar um flagship com câmara a vapor. Mas, essa não é a primeira vez que a fabricante faz isso. Alguns de seus modelos Galaxy S20, Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra foram lançados com esse tipo de resfriamento. Inclusive, Greg comentou que esses modelos tiveram bons índices de venda justamente por serem anunciados com câmara a vapor, e esse pode ser o fator que a Samsung vai apostar ao reutilizar esse sistema.

Via Tom´s Guide

publicidade