A Apple lançou nesta segunda-feira (12/07) uma atualização no beta 3 do software HomePod 15 (a versão do iOS para assistentes virtuais) que acrescenta suporte a áudio Lossless ao HomePod Mini e HomePod. O recurso permite que usuários acessem as músicas da Apple Music em formato sem compressão de arquivos, tornando a experiência em dispositivos digitais mais próxima a qualidade do som analógico.
Com a nova atualização, a Apple retrocede na decisão anterior de não fornecer o suporte de áudio Lossless para AirPods e HomePods. A empresa chegou a testar o formato no Beta 1 do software dos assistentes virtuais, mas não ficou satisfeita com o resultado e acabou removendo a função na atualização seguinte. O feito gerou reclamação dos usuários da Apple Music, que passaram a contar com opções de planos para o Apple Music em alta resolução a partir de junho deste ano.
De acordo com a Apple, para ativar o áudio em Lossless em seu HomePod, basta clicar no ícone home no canto superior esquerdo do HomePod 15, escolher a opção de “configurações da página inicial” e clicar em “perfil”. Sem seguida, vá em “mídia” e clique na opção “Apple Music” para ativar o recurso “áudio sem perdas”.
Agora, sempre que o dispositivo reproduzir uma música compatível com o formato de alta resolução, um pequeno ícone “Lossless” aparecerá na tela do HomePod.
Software ainda é instável
É importante destacar que, por enquanto, o áudio Losless só está disponível para HomePods que estiverem com o sistema HomePod 15 instalados na versão Beta 3. Por se tratar de uma versão de testes, é possível que alguns recursos do dispositivo apresentem erros.
Na semana passada, alguns usuários relataram que HomePods atualizados para a versão 15 do OS tiveram desempenho de bateria pior aos que estão na versão 14.6 (considerada estável pela Apple. Alguns donos das caixinhas chegaram a relatar que o dispositivo descarregou completamente em poucos minutos.
Via 9to5Mac
Imagem: Korye Cull/Unsplash