Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Desde modelos intermediários, até os topos de linha, as opções de celulares à prova d’água estão cada vez mais comuns no mercado de smartphones. Porém, o que muitos não sabem é que há diferentes certificações com diferentes níveis de proteção. O Water Resistance Tester é um aplicativo independente para Android que testa a resistência do aparelho sem a necessidade de mergulhá-lo na água.

Criado pelo programador Ray W, o app identifica se o celular é mesmo à prova d’água ao ativar um teste de pressão no barômetro do aparelho. O processo é feito em duas etapas: primeiro ele calibra o aparelho e, em seguida, pede para que o usuário efetue uma leve pressão na tela com os polegares.

publicidade

Ao pressioná-lo, o usuário terá a confirmação se as vedações do celular são mesmo à prova d’água . Caso contrário, uma mensagem aparecerá informando que o aparelho não está seguro. O app também é uma ótima opção para aqueles que já tiveram que efetuar reparos no aparelho, como troca de telas e outros procedimentos que exigem a abertura do dispositivo, e não estão certos se ele segue resistente.

Efetuei o teste no meu Samsung Galaxy S20, que possui certificação IP68 à prova de poeira e à prova d’água, e constatei que a sua resistência segue intacta. O teste, no entanto, precisou ser realizado duas vezes, pois na primeira posicionei os polegares de maneira errada e a aplicação solicitou que refizesse o procedimento para mais precisão. O resultado foi positivo:

App testa se celular android é à prova d'água mesmo sem água. Imagem: Vida Celular

Para termos comparativos, também efetuei os testes duas vezes em um celular Pixel 4 que também possui certificação IP68, mas que teve a tela trocada. O teste mostrou que provavelmente a abertura danificou a resistência à prova d’água do aparelho e o resultado foi negativo:

publicidade

App testa se celular android é à prova d'água mesmo sem água. Imagem: Vida Celular

App não detalha o grau de resistência do aparelho

Apesar de funcionar, o Water Resistance Tester é um tanto limitado na hora de fornecer informações ao usuário, pois não detalha o grau de resistência de cada dispositivo. O ideal seria que, além do resultado negativo ou positivo, ele também indicasse a certificação adequada de cada dispositivo, algo que pode facilmente ser acrescentado por meio de um banco de dados com as informações fornecidas pelas próprias fabricantes. Quem sabe as próximas atualizações solucionem este problema.

O Water Resistance Tester está disponível gratuitamente na Google Play.

Saiba identificar se o seu celular é à prova d’água

Se você efetuou o testes no Water Resistance e mesmo assim não tem confiança quanto ao grau de resistência do seu celular, saiba que existem maneiras simples de identificá-lo. Basta verifica a certificação IP divulgada pelo fabricante no manual do seu aparelho.

Geralmente os smartphone utilizam as Classes de Proteção IP para indicar quais são os seus atributos de resistência contra quedas e infiltrações.  Trata-se de um padrão definido pela Comissão Eletrotécnica internacional para que os usuários possam se certificar em qualquer lugar do mundo. Não importa onde você comprou o aparelho, se ele possui certificação IP, a proteção será a mesma.

Os graus de proteção funcionam da seguinte forma: o primeiro número se refere a proteção contra poeira, enquanto o segundo indica se o celular é à prova d’água

Níveis do primeiro contra contato e poeira (primeiro número):
  • 0: Não possui proteção;
  • 1: Proteção contra objetos de até 50 mm de diâmetro ou mais;
  • 2: Proteção contra objetos sólidos com 1,5mm de diâmetro ou mais;
  • 3: Proteção contra objetos sólidos com mais de 2,5 mm de diâmetro ou mais;
  • 4: Proteção contra objetos sólidos com 1,0 mm de diâmetro ou mais;
  • 5: Proteção contra poeira (materiais como areia podem entrar em contato com o aparelho em quantidade moderada);
  • 6: À prova de poeira (totalmente vedado).
Níveis do celular à prova d’água (segundo número):
  • 0: Sem proteção;
  • 1: Protegido contra gotas que caiam na vertical (chuvas de 1 mm por minuto);
  • 2: Protegidos contra gotas que caiam na vertical com corpo inclinado até 15 graus (chuvas mais fortes de até 3 mm por minuto);
  • 3: Protegido contra sprays d’água;
  • 4: Protegido contra jatos d’água (torneira aberta);
  • 5: Protegido por água corrente de até 6,3 mm por 15 minutos;
  • 6: Protegido contra jatados d’água potentes de 12,3 mm por até 3 minutos;
  • 6k: Protegido contra jatos d’água potentes e com pressão de 10 bar por até 3 minutos;
  • 7: Protegido contra imersão temporária de até 1 metro por 30 minuto;
  • 8: Protegido contra imersão contínua em água por até 3 metros;
  • 9k: Protegido contra água proveniente de jatos de vapor até 80 ºC e alta pressão de 80 a 100 bar por até 2 minutos;

Ao identificar estes números você saberá quais são os limites do seu aparelho. O Galaxy S21, por exemplo, possui certificação IP68. Isto quer dizer que ele é à prova de poeira e protegido contra imersão contínua por até 3 metros de profundidade. Já o Moto G100, por sua vez, possui certificação IP52 que indica que o celular tem apenas proteção contra poeira e contra gotas d’água. Vale lembrar que se você é usuário de iOS, a certificação é exatamente a mesma. O novo iPhone 12, por exemplo, também possui certificação IP68. 

Via Android Authority

Imagem: Khiet Tam/Unsplash