Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Durante a pandemia, muitos estão redescobrindo as webcams, dada a necessidade das reuniões virtuais para aqueles em home office. Zoom, Google Meet, e Microsoft Teams foram apenas algumas das ferramentas que tiveram a demanda aumentada. E a Dell, na área de hardware, aproveita o momento para um lançamento interessante, a webcam Dell Ultrasharp 4K.

A webcam custa caro, US$ 200 lá fora (R$ 991 em conversão direta hoje, 29/06), mas esse preço faz parte do seu posicionamento de mercado. Na Dell Ultrasharp, o usuário vai encontrar um design arrojado e cilíndrico, e por dentro um sensor Sony Starvis de 8,3 megapixels. As videochamadas podem ser feitas em até 4K de resolução, a 30 ou 24 quadros por segundo — enquanto transmissões em Full HD e HD podem alcançar os 60 FPS. Além disso, a webcam também conta com HDR.

publicidade

Seguindo a tendência já adotada por empresas como a Apple — no recurso Center Stage do iPad Pro mais recente — a Dell Ultrasharp 4K é uma webcam capaz de centralizar o usuário automaticamente. Isto acontece com o auxílio de duas ferramentas: inteligência artificial, e o sensor de 90º. O periférico não se move, mas o truque aqui é que a visualização padrão é de 65º, e o restante é usado como “margem” para emular a sensação de deslocamento do sensor.

O usuário, aliás, pode definir livremente se trabalhará com 65º, 78º, ou 90º durante suas reuniões. A webcam permite, ainda, aproximação digital de 5x — e traz autofoco embutido. A câmera pode ainda ser utilizada para login em PCss via Windows Hello. Ela é capaz até de detectar quando o usuário não está mais presente, e então bloquear o sistema. Estes recursos exclusivos do produto precisam ser combinados com o software proprietário Dell Peripheral Manager, apesar de a câmera em si ser plug & play.

Preço astronômico

Já deu para perceber que a webcam Dell Ultrasharp 4K tem poucos defeitos aparentes, mas de cara muitos poderão se incomodar com a ausência de um microfone embutido. E bem, estamos falando de um periférico que não custa nada barato — ainda mais considerando a aquisição do acessório de voz à parte.

publicidade

Na caixa, o acessório de vídeo acompanha dois montadores — um tripé e outro que é um suporte magnético fino para monitores. A conexão da webcam é USB-C. Quem não precisa de um produto tão avançado pode utilizar o próprio celular como câmera do computador. Algumas fabricantes de DSLR’s também estão liberando softwares para seus produtos operarem como webcam.

Via The Verge