A restauração de um celular para as configurações de fábrica é necessária em circunstâncias diversas. Como por exemplo, quando o celular está lento, travando ou apresentando problemas de software. Voltar o aparelho para sua configuração inicial pode ser a melhor opção para casos mais complicados de falhas e bugs. Além disso, a restauração é uma das principais providências que a pessoa deve tomar antes de vender ou dar de presente o telefone para alguém, como falamos aqui.
Backup
Restaurar um celular para sua configuração de fábrica não é um bicho de sete cabeças e começa com uma tarefa igualmente simples: o backup. Este primeiro procedimento pode ser feito em nuvem ou em dispositivo físico (mais detalhes podem ser vistos aqui).
Feito o backup, foi garantido que documentos como fotos e vídeos importantes já possuem uma cópia acessível. A restauração então pode ser iniciada, lembrando que jogos e apps também serão removidos do celular, além das contas das redes sociais e do Google (ou do iOS), que também serão desvinculadas do aparelho.
Restaurar um celular Android para configurações de fábrica
Algumas fabricantes Android possuem páginas específicas com informações sobre como voltar o telefone para os padrões de fábrica. É o caso, por exemplo, da Samsung, da Motorola e da LG, três das marcas Android mais vendidas no país.
Resumidamente, o processo é acessar o app Configurações do celular e clicar em Sistema (ou Gerenciamento geral). Em alguns aparelhos, essa opção Sistema estará em Configurações avançadas. Em telefones Samsung, a partir do Android 8, o usuário clica em Restaurar padrão de fábrica, Restaurar, Redefinir e, por fim, Apagar tudo.
Já em alguns modelos LG e Motorola (assim como celulares Lenovo), na opção Sistema, aparece a opção Apagar todos os dados ou Limpar todos os dados, o que significa o mesmo que a restauração de fábrica. Neste momento, o sistema do celular poderá pedir para o usuário digitar a senha e confirmar. Pronto.
Hard reset
Os procedimentos acima, como falamos, servem praticamente para todos os telefones Android. Mas, se o usuário precisar de mais detalhes para o celular que tem em mãos, o Google fornece uma lista com os sites de suporte de inúmeras fabricantes.
Na maioria dos smartphones, é possível redefinir as configurações do dispositivo pelo app de Configurações. Porém, se o aplicativo estiver inacessível, pode ser o caso de tentar uma solução mais drástica: restaurar o celular para sua configuração de fábrica usando os botões liga/desliga e de volume. Fazer um hard reset, ignorando avisos, um recurso do sistema operacional.
Pressionando esses botões ao mesmo tempo por alguns segundos, uma tela aparece para o usuário. Usando os botões de volume para cima ou para baixo e o de ligar/desligar para escolher a opção, a pessoa precisa ir até (vai estar em inglês mesmo) Wipe Data Factory Reset e, em seguida, para Delete All User Data.
Restaurar um iPhone para configurações de fábrica
Em telefones da Apple, para voltar o iPhone para suas configurações de fábrica, o usuário precisa encontrar o app Ajustes e selecionar a opção Geral. Em seguida, selecionar Redefinir e tocar em Apagar Conteúdo e Ajustes. Por fim, o usuário toca em Apagar iPhone. No meio desse procedimento, o iOS pode avisar sobre desatualização de backup no iCloud ou alertar sobre sincronização.
A Apple também possui um modo de restaurar a configuração de fábrica do iPhone com um Mac ou PC por meio do iTunes ou do Finder. Neste caso, é necessário conectar o dispositivo ao computador, selecionar o iPhone na tela e clicar em Restaurar iPhone e em Restaurar, para confirmar.
Imagem: Castorly Stock/Pexels/CC