Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Foi-se o tempo que uma recarga no pré-pago era o suficiente para tudo o que se quer fazer. Ao usar dados móveis quando não há rede local ou uma ligação que se estenda demais, os nossos créditos desaparecem. Nessas horas, uma mensalidade de plano pós-pago parece mais em conta. Mas será que é possível economizar na conta pós-paga de celular?

Publicidade

Separamos algumas dicas para ajudar você a escolher o plano certo de telefonia e poupar seu dinheiro. Confira:

Primeiro passo: quantos dados você precisa?

É sempre bom lembrar: você paga por todos os minutos e megabytes inclusos na sua franquia. Se o seu plano pós-pago oferece 4 GB de dados móveis, mas você só utiliza 2 GB até o final do mês, você ainda paga pelo total contratado. Por isso, o primeiro passo é que você vá até o site ou app da sua operadora, ou de seu smartphone, e avalie o quanto de dados você já consumiu.

A partir daí, tire a média: estão sobrando minutos? Estão faltando dados e você se vê obrigado a comprar pacotes adicionais? Situações como essas aumentam sua conta no fim do mês, então avalie bem se o seu plano é o mais apropriado.

Se por um acaso você chegou a conclusão de que está consumindo demais do seu pacote, e isso não te ajuda a economizar na conta do celular, calma. Elaboramos um pequeno guia para economizar na franquia de dados.

Segundo passo: compare os planos

Se você descobriu que seu plano é insuficiente, mas é a única coisa que cabe em seu orçamento oferecido pela sua operadora, talvez seja a hora de você pesquisar na concorrência. Os planos e ofertas variam conforme o que cada prestadora de serviço tem na região, e a Anatel organiza eles num app de comparação de franquias, que está disponível gratuitamente.

No entanto, antes de trocar um aviso importante: verifique se o seu plano pós-pago já passou do período de carência. Caso você encerre o contrato antes, é possível que tenha de pagar multa.

Terceiro passo: exclua serviços desnecessários

Por fim, a última dica para economizar no plano de celular pós-pago é olhar a fatura da sua conta. Quais serviços nela são realmente necessários? Cada operadora possui serviços adicionais, como apps, dicas por SMS, jogos, horóscopo, jornais e outros conteúdos — todos, na sua maioria, cobrados. Verifique nos seus boletos qual você realmente usa, qual contratou e, cancele.

Se numa situação como essa, por algum desentendimento, a operadora não queira cancelar esses serviços, isso configura abuso de contrato. Nesses casos, você pode abrir uma reclamação na Anatel, no Procon ou no juizado de causas especiais.

Via Anatel

Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels/CC