Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Anatel lançou o “Comparador de Ofertas”, um app oficial que compara os planos de operadoras de celular, internet fixa, combos e TVs por assinatura disponíveis na região. O aplicativo, disponível para Android e iOS, atualiza automaticamente conforme informações enviadas diretamente pelas grandes provedoras.

Uma vez aberto, o Comparador de Ofertas consegue listar automaticamente qual é o plano contratado pelo usuário e as vantagens disponíveis. Em seguida, ele exibe outros pacotes com base em fatores como preço, velocidade de internet, vantagens, números de canais disponíveis ou ligações ilimitadas.

publicidade
telas do app mostrando as funções do app da Anatel

Imagem: Reprodução (Anatel)

Um detalhe curioso é que o app também classifica os pacotes com base na “nota de satisfação” do app. Entretanto, isso infelizmente (ou não) não se trata de uma plataforma de avaliações dos usuários. Os resultados são filtrados pelo ranking das operadoras nas pesquisas de avaliação.

App ainda dá suas patinadas

Ao que tudo indica, a iniciativa do app é centralizar as informações dos planos de operadoras para que os usuários não apenas avaliem todas as ofertas, mas reivindiquem seus direitos caso o plano contratado mude de repente. O aplicativo permite salvar os pacotes contratados, encontrar outros similares e ainda acessar o PDF dos regulamentos.

Ao que parece, entretanto, a experiência do app varia muito para cada usuário. Enquanto há usuários que elogiam a listagem do Comparador de Ofertas, outros lamentam que o aplicativo lista serviços indisponíveis nas suas regiões. Alguns ainda lamentam que a plataforma não exiba os planos de pequenas operadoras. Neste último caso, a Anatel apontou que as operadoras interessadas devem enviar seus dados diretamente para que eles efetuem o cadastro manual de seus serviços.

Em conclusão, um aviso. O app comparador de planos de operadoras da Anatel não adquire planos nem lida com qualquer forma de transação financeira. Por fim, o utilitário pode ser baixado gratuitamente pela Google Play ou pela App Store.

Imagem: Andrea Picquadio (Pexels)