Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Na semana passada nos EUA, uma empresa chamada Alfi fechou um acordo para dar 10 mil tablets com câmeras de reconhecimento facial para motoristas de Uber e Lyft. Os tablets especiais vão exibir anúncios para os passageiros, enquanto uma inteligência artificial vai rastrear as reações deles ao conteúdo mostrado.

Publicidade

A Alfi afirma que sua tecnologia usa “visão de computador” para “reconhecer a demografia do passageiro” e entregar “conteúdo personalizado, assim como anúncios”. Segundo a empresa, os motoristas que aceitarem o tablet poderão receber uma parcela de renda de até “US$ 350”, isso se os passageiros assistirem mesmo os anúncios.

Empresa diz que algoritmo rastreia “pequenas dicas faciais”

Enquanto o site da empresa diz que o algoritmo do Alfi rastreia “pequenas dicas faciais”, o diretor de renda da empresa escreveu no LinkedIn que o Alfi realmente “usa visão de computador para reconhecimento facial”. Mas a empresa também diz que “respeita a privacidade dos usuários; sem rastrear, armazenar cookies, ou usar informação pessoal identificável”, algo previsto na lei de privacidade europeia GDPR.

Em uma apresentação recente, o chefe-executivo da Alfi, Paul Pereira, disse: “Imagine que você é uma mulher de 25 anos usando óculos de sol Gucci, e você está andando por um aeroporto e todas as telas digitais têm anúncios selecionados especialmente para você. Então em vez de ver anúncios de casas de repouso ou cadeiras de roda — que não são relevantes para você como uma mulher de 25 anos — você verá anúncios de moda feminina e óculos de marca trazidos especialmente para você”.

Como a Motherboard apontou, enquanto motoristas de aplicativos têm um trabalho cada vez mais precarizado, uma renda extra é sempre bem-vinda. Mas a Alfi parece só mais uma companhia se aproveitando dessa precarização para fazer reconhecimento facial de milhares e milhares de passageiros de Uber e Lyft, e para exibir ainda mais anúncios. E os motoristas ganham bem pouco em troca disso.

Imagem: freestocks.org / Pexels