Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma das novidades do Android 12 será a possibilidade do tema do sistema acompanhar as cores do papel de parede, com isso se refletindo inclusive em apps. A novidade, chamada de interface Material You, talvez seja exclusiva dos smartphones Pixel, mas como o código do SO é aberto, um desenvolvedor já conseguiu extrair a função e brincar com ela.

O usuário do XDA Developers @kdragOn usou engenharia reversa para “puxar” o código da função que brinca com cores de wallpapers no Android 12. Ele comenta que, como a função não usa bibliotecas de código exclusivas da próxima atualização, seria possível implementar a ferramenta de personalização mesmo no Android 11. E é o que ele pretende.

publicidade
Para ROMs personalizadas e modding

O desenvolvedor é o principal nome por trás da ROM ProtonAOSP. É um Android personalizado e não-oficial disponível para smartphones selecionados. Ele converteu os códigos da função e disponibilizou para que outros devs implementem em suas ROMs também. Até mesmo fabricantes do Android poderiam pegar a função para suas versões — mas provavelmente não irão, pois, se for mesmo exclusiva dos Pixels no Android 12, o Google poderia não gostar do descumprimento de suas regras.

Captura de tela mostrando função de mudar cores dos apps automaticamente igual ao Android 12

Para tornar a mudança de cores em apps e no sistema automática a partir do papel de parede, o desenvolvedor pretende levar a função do Android 12 para ferramentas de modding também, como o Jetpack Compose. Para aplicativos interessados, haveria também uma biblioteca de códigos para o Flutter — plataforma de desenvolvimento do Google — que permitia que o software ativasse um canal de comunicação com a função a fim de mudar seu padrão de cores quando o wallpaper fosse alterado. Com isso, o dev afirma que seria possível levar a novidade mesmo para o Android 11, configurado para trabalhar com o Jetpack ou ROM personalizada compatível.

Captura de tela mostrando função de mudar cores dos apps automaticamente igual ao Android 12

publicidade

A novidade está em processo de desenvolvimento, e por enquanto consome bastante do hardware e da bateria. Se o Google cravar que a personalização de cores em apps e no sistema a partir do papel de parede será mesmo exclusiva dos Pixels, esse projeto poderá ter maior apelo entre a comunidade Android. É sempre válido ressaltar que o desbloqueio do bootloader e a instalação de ROMs personalizadas invalidam a garantia dos smartphones.

Via XDA Developers