Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google I/O começou hoje (18/05), mas muitas das novidades do Android 12 já foram antecipadas, já que versões preliminares estão disponíveis, assim como o código-fonte do SO. Uma das atualizações deverá envolver temas automáticos de interface a partir das imagens de fundo na área de trabalho, o que deve ser seguido pelo GBoard. A empresa de Mountain View deu os primeiros sinais de que este recurso também será implementado no seu teclado oficial.

Um usuário do fórum do XDA Developers descobriu a novidade, e compartilhou com o recurso Mishaal Rahman, que publicou no Twitter (veja acima) e no site. O Gboard estaria mostrando capacidades para mudar a paleta de cores a partir da imagem de fundo do sistema, ou seja, o wallpaper. Assim, o usuário se daria menos ao trabalho de combinar as cores da interface e teclado para combinar com os outros elementos visuais.

publicidade

Para funcionar, o GBoard precisa estar configurado para aplicar o tema padrão de sistema, que é quando ele se adapta a partir do modo claro ou escuro do Android. Só que no Android 12, quando esta mesma opção está selecionada, a variedade de cores é quase infinita e sempre baseada nessa imagem de fundo. Parece haver um gatilho para que esse novo mecanismo funcione apenas na vindoura versão do sistema operacional.

O Google ainda não comentou sobre a novidade envolvendo novos temas do GBoard a partir da imagem de fundo dos smartphones. Talvez esteja guardando essa revelação para o I/O, ou então para o lançamento oficial do Android 12, no segundo semestre. Em todo caso, a partir de hoje a vindouro atualização deve ficar mais acessível: por histórico, a empresa de Mountain View libera os primeiros previews para celulares de suas parceiras durante a conferência para desenvolvedores.

Via Droid Life