Foi descoberto um bug no iOS onde, se um iPhone 12 tentar se conectar a uma rede que tenha um nome específico, ele fica com sua conexão ao Wi-Fi travada. A partir daí, o iPhone não consegue se conectar a nenhuma rede mais.
After joining my personal WiFi with the SSID “%p%s%s%s%s%n”, my iPhone permanently disabled it’s WiFi functionality. Neither rebooting nor changing SSID fixes it :~) pic.twitter.com/2eue90JFu3
— Carl Schou (@vm_call) June 18, 2021
Primeiro, o pesquisador Carl Schou tentou conectar seu iPhone 12 a uma rede com o nome “%p%s%s%s%s%n” e não conseguiu. Em seguida, tentou se conectar com o telefone em outras redes e não teve sucesso. Verificou as configurações de seu aparelho e viu que a função de conectividade foi desabilitada automaticamente. Schou tentou alterar o SSID (nome) da rede e reiniciar o iPhone, mas os problemas continuaram.
De acordo com relatos de outros usuários Apple (aparentemente, o bug é específico para aparelhos que rodam no iOS) o mesmo aconteceu quando colocaram o tal nome na rede e tentaram se conectar. Outros comentários no post de Schou no Twitter dão conta que seus telefones Android se conectaram normalmente à rede.
Problema pode ser o uso do sinal de % no início do nome da rede
Acredita-se que o fenômeno do iPhone ter sua conexão ao Wi-Fi travada se deve a um problema com a análise de entrada, em que o sinal de porcentagem (%) no início do nome da rede pode ser mal interpretado pelo iOS como um especificador de formato de string. Em programação, seria como se o sinal significasse para o sistema operacional do telefone que os caracteres seguintes podem ser tanto uma variável de um código ou até mesmo um comando em vez de texto simples.
Para corrigir o problema em iPhones afetados, os usuários devem redefinir as configurações de rede de seus aparelhos. Para isso, é só ir em Configurações, selecionar Geral, selecionar Redefinir e acionar a redefinição de configurações de rede, confirmando a solicitação do prompt. O bug pode ser considerado um pouco mais complicado do que parece, pois se trata de uma vulnerabilidade que pode ser usada por uma pessoa mal intencionada que explore outras maneiras de usá-lo.
Via MacRumors e Apple Insider
Imagem: Kusal Darshana/Pixabay/CC