Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Seja para manter guardada aquela conversa com familiares que você não vê há tempos, ou para registrar informações importantes do trabalho discutidas por telefone, gravar as ligações no celular pode ser uma ferramenta muito útil, mas que para os usuários do iPhone pode apresentar algumas dificuldades.

Ao contrário do Android, que já disponibilizou sua ferramenta nativa para gravar de ligações (acessada pelas configurações do app Telefone), o iPhone não possui esse recurso. Por isso, gravar uma chamada no ambiente iOS não é tão intuitivo. Mas, existem alguns caminhos para isso.

publicidade
Apps de gravação

Existe uma infinidade de aplicativos na App Store que permitem gravar suas ligações de voz, o que dificulta a tarefa de apontar apenas um que possa te ajudar. Além disso, todos são pagos, o que dificulta ainda mais. Contudo, vale a pena investir nesses apps se for algo muito importante para você ou seu trabalho.

Para escolher o app ideal, fique atento à classificação dele na AppStore. Evite aqueles com poucas estrelas e poucas avaliações, por mais que o preço da assinatura seja tentador. Na hora de escolher, compare os preços das assinaturas do serviço e as ferramentas que oferecem. Os principais tópicos a serem analisados são: limite de duração da chamada a ser gravada, formas de armazenar (na nuvem, no próprio celular, envia por e-mail?), qualidade do áudio gravado, se possui ferramenta de transcrição da conversa.

Dentre os apps com melhores posições na AppStore, estão o TapeACall e o iCall Recorder. Ambos com planos de assinatura, mensal ou semanal.

Usando o RecordiaPro

O RecordiaPro é uma ferramenta que permite gravar ligações sem precisar baixar nenhum aplicativo, mas é indicada para quem tem um bom plano de telefonia. O processo pode ser um pouco complicado, mas é uma opção para quem quer economizar o armazenamento interno do iPhone. O site é totalmente em inglês (e você pode acessar aqui), mas a gente te ensina a usar.

publicidade

Primeiro é preciso realizar um cadastro, no qual você vai escolher o plano de assinatura que quer usar. O que varia entre as opções é a quantidade de minutos que a ferramenta te oferece para gravar por mês (e consequentemente, o valor é maior conforme mais tempo para gravar). Em seguida, é preciso selecionar o país para qual você pretende realizar as ligações. Com o cadastro concluído, o site te informa um número de telefone do servidor.

Com o número do servidor, é possível gravar a ligação feita por você ou recebida. Se for ligar para alguém, primeiro disque o número do servido, ao ouvir o sinal deles, aperte o botal “+” do teclado do iPhone para realizar outra chamada, desta vez para a pessoa desejada. Por fim, basta unir as chamadas. Caso você tenha recebido a ligação que planeja gravar, basta adicionar o número do servidor à conversa (sempre unindo as chamadas) e pronto! É possível que você seja cobrado por uma ligação internacional, já que o servidor fica nos EUA.

Imagem: Metamorworks/iStock