O Instagram Reels passará a exibir propagandas para todos os usuários a partir desta quinta-feira (17/6) em todo o mundo. De acordo com a plataforma, as propagandas serão parecidas com os Reels e serão exibidas em tela cheia, em loop, com até 30 segundos de duração.
O comunicado do Instagram, no entanto, afetará parcialmente os Reels dos brasileiros. Ao lado de países como Austrália e Índia, o país foi um dos escolhidos para servir de testes para a nova ferramenta e uma parcela dos usuários já está sendo impactada com as propagandas desde abril deste ano.
De acordo com o Instagram, as propagandas do Reels chegam em um período de mudanças no formato de propagandas da rede social, que passou a destacar ainda mais a tag informativa sobre o que é conteúdo patrocinado nos seus feeds. Além disso, o Instagram passou a permitir a criação de lojas para criadores de conteúdo, em que poderão comercializar conteúdos personalizados exclusivamente para a sua comunidade.
Também haverá a opção de parcerias com marcas para a criação de publicações patrocinadas que levam o usuário diretamente para a loja das marcas no Instagram.
Monetização
Além disso, o Instagram também estuda novos recursos para a monetização dos conteúdos no Reels. De acordo com a empresa, o recurso provisoriamente chamado de “Bonus” deve garantir uma compensação financeira para aqueles criadores que fizerem sucesso nos Reels. O sistema pode seguir um modelo de compensação parecido ao que vemos em seu concorrente TikTok.
Todas estas mudanças fazem parte de uma nova fase do Facebook, que busca se reinventar em busca das gerações mais jovens, que já não consideram a rede social original tão atraente quanto antigamente. Assim, além dos investimentos Instagram Reels, a empresa também anunciou recentemente a criação de uma plataforma para podcasts e outra de conversas por áudio similar ao Clubhouse.
Via The Verge