Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

A Apple anunciou essa semana o iOS 15, que conta com várias novidades bem úteis, mas sempre existirá o público nostálgico que gosta de lembrar de águas passadas, ou melhor, versões antigas do seu sistema operacional mobile. Foi isto que motivou um desenvolvedor a simplesmente recriar o iOS 4 no app OldOS, que emula quase que com perfeição o visual do sistema clássico da Apple.

A mudança é estética, assim o interessado em experimentar este app não precisará instalar um novo sistema operacional no seu smartphone. O OldOS, apesar de simular o iOS, é apenas um app (exclusivo para iPhones). Como as regras da App Store são bem rígidas e temos aqui um produto que copia nitidamente propriedade intelectual da Apple (ainda que antiga), o processo de instalação é um pouco mais complexo.

publicidade

O app do OldOS está disponível pelo Apple Testflight, a plataforma de versões beta de software da Apple. Neste link você pode obter acesso a ele, mas nada impede que a empresa varra essa homenagem da existência muito em breve. Pensando nisso, o desenvolvedor também liberou o código-fonte do aplicativo, que pode ser recompilado por qualquer um que tenha o XCode em mãos.

Por dentro do app OldOS

Compatível com iOS 14.1 ou superior, o app OldOS visa alcançar a perfeição quanto a esta experiência de emular o iOS 4. A grande tela dos iPhones atuais é reduzida, já que no display é simulado até o corpo do iPhone clássico, ou seja, é mais uma curiosidade ou brincadeira do que algo que realmente possa ser usado de forma prática. Um dos detalhes é o botão Touch ID, que responde com feedback háptico.

Mesmo a galeria de fotos e o bloco de notas estão funcionais, mas há problemas com o YouTube e iMessage, por outro lado. O desenvolvedor diz que o projeto não está finalizado e, que ele será refinado com o tempo, caso não seja limado antes. Vale lembrar, a Apple não obriga seus usuários a migrarem para novas versões, e dará continuidade a atualizações do iOS 14 para quem quiser permanecer.

Via The Verge

Imagem: tashka2000/iStock