Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Seja Alexa, Siri, ou o Google Assistente, estas ferramentas de interação virtual exigem a ativação por uma frase-chave. Às vezes o pedido é tão curto quanto este comando obrigatório, e parece que a dona do Android está projetando uma nova maneira de nos comunicarmos com a sua ferramenta de voz.

Após revelar uma série de novidades para o Android 12, o Google parece trabalhar em frases rápidas para o Assistente. Estes indícios estão no Google App 12.22.5, mas ainda não disponíveis. Foi feito um trabalho de engenharia reversa, que é quando um aplicativo é desmembrado para revelar certos recursos ainda em fase de construção.

publicidade

Ao tempo que permaneceria necessário utilizar “Hey Google” ou “Ok Google” para fazer pedidos distintos ao Assistente, algumas interações descartariam o uso das frases-chave. Por exemplo, o usuário, quando um alarme disparasse, poderia simplesmente pedir para que o smartphone o silenciasse. O mesmo seria possível quando o telefone alertasse sobre uma chamada, ou avisasse sobre um cronômetro programado.

Liberação ainda desconhecida

Não se sabe quando o Google Assistente liberará esta novidade que elimina frases de ativação em alguns cenários, mas com o lançamento do Android 12 no começo do segundo semestre, é possível que a empresa “case” o novo sistema com uma série de atualizações já prometidas — ou não, como esta — com o update. Até esse momento, inclusive, a forma como o novo recurso funcionará poderá receber alterações, como uma cobertura maior de outros comportamentos do Assistente.

Vale lembrar, outras atualizações para o Google Assistente parecem estar em desenvolvimento. Já ouvimos falar em aprendizado de pronúncia para a ferramenta não errar mais o nome dos contatos, por exemplo. Uma pesquisa apontou que, dentre as ferramentas de assistência por voz do mercado, a da companhia é a que se sai melhor quando questionada sobre perguntas complexas.

Via XDA Developers

publicidade

Imagem: fizkes/iStockPhoto/CC