Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

A Microsoft disponibilizou uma nova atualização para os usuários do MS Office no Android, nos Estados Unidos, que permite a transcrição de texto por voz para a criação de notas. De acordo com a empresa, o recurso, que é um velho conhecido dos usuários desktop, permitirá que você capture e transcreva facilmente gravações de voz em seu telefone, além de compartilhá-las com outros dispositivos que também tenham suporte ao Office.

De acordo com a MS, o recurso utiliza a mesma dinâmica do reconhecimento de voz de assistentes virtuais para que o Office realize a transcrição dos textos. Ele também conta com outros recursos como o realce do texto sincronizado com as versões desktop do Office, além da possibilidade de compartilhar suas gravações com outros aplicativos do Microsoft 365, como o Power Point, por exemplo.

publicidade

Se você for assinante do Microsoft 365, o recurso também permitirá que você particione e transcreva o áudio de entradas de diferentes alto-falantes, este recurso pode ser muito útil para quem realiza entrevistas ou busca a transcrição de conversas.

Microsoft Office libera função de transcrição de voz para texto no Android. Divulgação Microsoft

Como utilizar o recurso no Android

De acordo com a Microsoft, o recurso de transcrição de texto por voz estará disponível no Android a partir da versão 16.0.14026.200096 do aplicativo. O Vida Celular verificou que a  Google Play Store do Brasil ainda não disponibilizou esta atualização para todos os usuários, de modo que o novo recurso deve chegar aos brasileiros em breve.

Para utilizar a função de transcrição de voz, você precisa baixar a versão mais recente do Microsoft Office para Android na Play Store. Em seguida, toque no botão + na parte inferior da guia início no aplicativo e selecione a nova opção de voz na seção de Captura Rápida. Em seguida, ele iniciará uma gravação de vocês, basta falar para que o app transcreva a sua voz e em texto.

publicidade

Via XDA Developers
Imagem: Juan Sanabria/Flickr/CC