Além do iOS 15, a Apple apresentou hoje (07/06) no keynote de abertura da WWDC 2021 o novo iPadOS 15, versão do sistema operacional mobile voltada para os iPads, os tablets mais populares do mundo. Mas, o que podemos esperar do novo sistema? Um rumor da Bloomberg diz que o novo iPadOS 15 terá suporte a widgets na tela inicial, o que, aliás, faz todo o sentido. Assim como o novo iOS 15, o iPadOS 15 também quer levar a privacidade do usuário a outro nível, depois das mudanças significativas do iOS e iPadOS 14.6.
Widgets na home
O novo iPadOS ganhou novos widgets, que podem ser incluídos pela Widget Gallery, assim como no iOS. Os widgets fazem até mais sentido no iPhone do que no iPad, e no iPadOS 15 eles ganharam um tamanho bem interessante para aproveitar melhor a telona do tablet.
App Library com acesso pelo dock
Outra novidade muito bem-vinda do iOS é o App Library no iPadOs, que permite que você acesse apps de qualquer tela, e também possa esconder os apps que não usa ou não quer mostrar naquele momento.
Apple quer estimular multi-tarefas
A Apple também deu maior atenção ao modo de Split View, que divide a tela para facilitar a escolha de cada app. Os conteúdos são abertos no meio das duas telas e podem ser minimizados na gaveta, que é mostra as janelas de cada app. Assim, o usuário pode navegar pelos seus apps e trabalhar nele de forma simultânea.
Anotações e traduções ao nível de sistema
A Apple também mostrou o QuickNote, um modo de anotação que é está no sistema, e sabe qual app você está usando, e grava o conteúdo que está sendo mostrado, seja uma página, app ou anotações. Outro recurso interessante é o Auto Translate, que traduz qualquer texto no sistema e pode traduzir fotos ou imagens da câmera. A ideia é facilitar reuniões e colaborações.
Incentivo a programação no iPad
O Swift Playgrounds é uma forma de aprender código, que a partir de agora permite criar apps no próprio iPad.
Assista o evento no YouTube clicando abaixo.
Saiba mais sobre o iPadOS 15 no site da Apple.