Samantha, uma mascote “oficial” da Samsung, apareceu nos últimos dias e causou um rebuliço nas redes sociais do mundo todo, inclusive no Brasil. Também chamada de Sam, a personagem criada com muito capricho por uma empresa de design chamada Lightfarm teve várias fotos postadas e retiradas do ar um pouco depois.
Lightfarm made it in collaboration with the cheil agency, a marketing company owned by Samsung. So it was at some level, official.
It’s all on the wayback machine now that their website has taken down the post. https://t.co/j0pFh51GD6 pic.twitter.com/HjZnLiRxW1
— SinisterSh0t (@SinisterSh0t) June 1, 2021
Capturas de tela do que a agência havia publicado em seu site (e apagado logo em seguida) dão conta de que a mascote Samantha é resultado de um trabalho da Lightfarm em colaboração com a Cheil Worldwide, uma agência de publicidade da Samsung. Essa condição traria para Sam uma situação quase que oficial, como parte de intenções da fabricante coreana. O site da empresa foi retirado do ar, mas pode ser acessado pelo Wayback Machine, uma das ferramentas mais úteis da Internet.
No conteúdo capturado, a Lightfarm diz que sua equipe “se dedicou ao desenvolvimento de materiais realistas, principalmente para o cabelo e roupas do personagem”. Sam, que já existia em 2D, ganhou um upgrade em três dimensões em seu visual antes de viralizar nas redes. Porém, tudo indica que a personagem não está nos planos da Samsung.
Assistente que não chegou a ser oficializada fez sucesso no Twitter
Samantha apareceu usando vestimenta personalizada da Samsung e segurando diversos produtos da fabricante. Seus traços chamaram realmente a atenção dos mais diferentes tipos de pessoas nas redes sociais, principalmente no Twitter, onde mais viralizou. Houve elogios e até comentários um pouco mais atrevidos, vindos de perfis que vão desde profissionais de artes gráficas ao público adolescente, que “se apaixonou” pela personagem.
No Brasil, também teve quem gostou bastante daquela que poderia ser uma nova imagem da empresa, ou até mesmo um nova assistente da Samsung e seus olhos de “galáxia”, ocupando o lugar da Bixby (em um dos possíveis cenários especulados). E claro, não faltou bom humor para trazer Samantha para contextos envolvendo o Baianinho, da Casas Bahia e a Magalu, do Magazine Luiza.
Tô vendo isso em @CasasBahia #Samsung #Samantha #sam_samsung pic.twitter.com/mY4o6jDnPO
— 42 (@42_HZD) June 1, 2021
A Samsung não se manifestou sobre a possibilidade de ter Samantha como sua nova mascote ou sobre qualquer ligação do trabalho da Lightfarm com sua imagem. Ainda é bem pouco o que se sabe sobre Sam, o que permite até uma especulação se não foi uma forma da empresa de design chamar a atenção da fabricante coreana com um trabalho tão bem feito.
Via MySmartPrice e Unbox