Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma recente patente da Samsung está trazendo um conceito de celular dobrável Galaxy Z Fold com funções de controle por gestos, como deslizar e tocar. Esse recurso viria para substituir os botões, que ficam na lateral dos dispositivos atualmente, como mostra a nossa imagem de destaque.

Essa novidade estaria em linha com o desenvolvimento de aparelhos cada vez mais finos, onde a presença de botões físicos se torna mais difícil. Dobráveis tem esse desafio, já que, se você faz cada uma de suas partes ter a espessura normal de um celular, acaba com um tijolão com o dobro da espessura. Além disso, para operar um botão, a força externa é concentrada apenas na parte da caixa em que essa peça está localizada, o que pode causar danos à dobradiça.

publicidade
imagem de patente de celular dobrável com funcionamento por gestos

Reprodução/LetsGoDigital

Com os controles de gestos, a Samsung pretende tornar possível em seus celulares dobráveis a realização de funções diversas com um simples toque ou deslize quando o dispositivo for usado dobrado. Como as duas partes do celular estariam colocadas frente a frente, o usuário teria o dobro da superfície à sua disposição para operar os botões virtuais.

Controle de volume ao deslizar e função de ligar/desligar por meio de toque

A princípio, não há detalhes sobre a quantidade de funções que seriam realizáveis por meio de gestos, porém, algumas delas poderiam ser configuradas pelo usuário. De certo modo, há como especular que a função de ligar e desligar seria acionada com o toque em determinada área, enquanto que o controle de volume se daria por meio de um movimento de deslizar o dedo sobre um local específico. Outra funcionalidade poderia ser configurada para o gesto de segurar apertada alguma das respectivas áreas do celular dobrável, o que acionaria um leque de outras funções.

imagens da patente de um celular dobrável com funcionamento por gestos

Reprodução/LetsGoDigital

A patente não especifica qual exatamente pode ser o telefone a receber esses recursos substituindo botões físicos. Ficamos no aguardo para ver se o Galaxy Z Fold 3, esperado para agosto, será o celular dobrável a receber o funcionamento por gestos (as imagens da patente trazidas pelo site LetsGoDigital são claras, ilustrando um modelo de Galaxy Z Fold). Talvez essa novidade só esteja integrada em um outro modelo posterior, até mesmo em algum tablet futuro da Samsung.

Via SlashGear e LetsGoDigital

publicidade