Faz sentido o mercado lançar um music player hoje em dia, ao passo que celulares e tablets já substituem até computadores para muitos? A Hisense, estatal chinesa de eletrônicos, acredita que sim. Por isso, no mercado chinês, ela está lançando o Hisense Touch Music Player. Afinal, se a Apple ainda lança iPods, por que outras marcas não poderiam tentar?
O music player, porém, não traz display colorido. Aqui, há painel e-ink, utilizado em leitores de e-books como o Kindle. Isso deve garantir a ele uma boa autonomia para reprodução musical. Por ser voltado para audiófilos, o dispositivo traz sistema estéreo em dois alto-falantes, tecnologia Dirac Power Sound (para otimizar reprodução nítida em dispositivos móveis), e um driver ES9038 DAC para música em experiência Hi-Fi. Interessados poderão, ainda, aproveitar uma porta de 3.5 mm para conexão de headphones cabeados.
Toda essa experiência poderá ser aproveitada no painel monocromático de 5,84 polegadas, e apesar do visual de smartphone, o aparelho da Hisense é realmente apenas um music player: nada de conectividade celular. Mesmo assim, o hardware é até poderoso: processador Snapdragon, 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno, e bateria de 3000 mAh. A recarga é rápida: 18W. Além disso, ele sai de fábrica com esse Android 11 bem personalizado.
Se o produto será um sucesso de vendas ou não, talvez tudo dependa da expectativa da Hisense com o seu music player. Ele será vendido na China, um mercado gigante e extremamente competitivo. Seu preço não é dos melhores se formos compará-lo a um smartphone: US$ 250 (R$ 1.330 em conversão direta hoje, 24/05), faixa de preço na qual se acha muitos intermediários com bom hardware. No final das contas, este parece ser um produto para nicho. Assim como o Naim Uniti Atom.