Após prometer, no ano passado, que reabriria o formulário de verificação de contas para qualquer usuário, o Twitter começou a cumprir a promessa. Na semana passada, a insider Jane Manchun havia antecipado que o recurso seria liberado nesta semana. E de fato, a distribuição da novidade se iniciou hoje (20/05).
A rede social anunciou que, gradualmente, os usuários da plataforma estão recebendo uma nova opção no menu de configurações. Nas informações de contas, haverá um novo menu que redireciona para o formulário de verificação de contas do Twitter. Segue sendo necessário preencher uma série de requisitos para fazer jus ao estimado selo azul.
Dear “can you verify me” ––
Save your Tweets and DMs, there’s a new official way to apply for a blue badge, rolling out over the next few weeks.
You can now submit an application to request verification in-app, right from your account settings!
-Your verified blue badge source pic.twitter.com/2d1alYZ02M
— Twitter Verified (@verified) May 20, 2021
Por exemplo, influencers que desejam ter suas contas verificadas no Twitter precisam estar no topo do ranking de engajamento em sua região, liderarem movimentos de hashtags, e organizações jornalísticas — e seus profissionais — precisam ter links dos seus artigos publicados em portais válidos. São muitos os requisitos, disponíveis na íntegra no FAQ da rede social.
Verificação pode levar algum tempo
Após o preenchimento, o Twitter pode levar algum tempo até dar retorno ao usuário. Se a solicitação for aprovada, porém, a resposta mais nítida que o usuário verá é o selo de verificado na sua conta na rede social. Quem julga que faz jus ao selo e ainda não recebeu o formulário, é bom ir confirmando um número de telefone e email à sua conta. Quem sofreu algum bloqueio temporário nos últimos 12 meses não poderá se candidatar a ter o perfil verificado.
Aquele que preencher o formulário e for recusado, poderá fazer uma nova solicitação 30 dias após a negativa. Quem for verificado deve se atentar a algumas condições que geram a perda automática da verificação de conta no Twitter, como trancar o perfil ou mudar o username. Quem sabe desde já que não faz jus a um selo, pode aproveitar outras novidades recentes da plataforma, como o lançamento dos chats de voz pelo Spaces.
Imagem: Nerthuz/Getty Images