Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Se você já andou planejando uma viagem internacional ou um cruzeiro pelo Brasil, já deve ter ouvido falar do roaming marítimo. O serviço permite o uso do smartphone em alto-mar, possibilitando chamadas de celular, envio de SMS e acesso à rede móvel, mas é bom ficar de olho no gasto de dados, e em quanto isso vai impactar a sua conta.

O roaming marítimo depende de uma série de fatores que, se você não prestar atenção, podem te deixar sem acesso a essas funções do celular. Para ajudar você a entender o que é preciso saber sobre o sinal em viagens marítimas, separamos um pequeno guia explicativo. Confira:

publicidade
Entendendo o roaming internacional

Para entender o que é roaming marítimo, primeiro é preciso entender o que é roaming internacional, que é quando uma operadora utiliza as estruturas de rede de outra prestadora para completar seus serviços de ligação e SMS. Esses acordos normalmente são realizados por conglomerados de telecomunicação de países diferentes, para aumentar o alcance dos serviços.

A modalidade representa vantagens para as empresas, que não precisam custear estações de sinal no exterior, e para os clientes, que se livram da necessidade de troca de número. Por outro lado, os consumidores passam a operar nas tarifas e regras da prestadora de serviço — que podem variar conforme a região, assim é bom se informar antes de começar a usar.

Hoje em dia as operadoras Claro, TIM, Oi e Vivo oferecem algum pacote de roaming internacional, com cobertura e acesso variáveis conforme a modalidade contratada. Como cada uma das quatro operadoras conta com seus procedimentos específicos para ativação, é importante ficar atento para evitar surpresas na conta.

Como funciona o roaming marítimo

O roaming marítimo é uma modalidade de roaming internacional presente especificamente para viagens marítimas, como cruzeiros (mesmo na costa do Brasil). Nelas, os usuários conseguem utilizar o serviço de telecomunicações dos navios para efetuar chamadas, usar rede móvel ou SMS — dependendo do que estiver disponível pela prestadora.

publicidade

Normalmente, o usuário não precisa fazer muita coisa para o roaming marítimo se já estiver utilizando roaming internacional. Números da TIM e da Oi, por exemplo, exigem apenas que o celular esteja utilizando a seleção automática de rede. Números da Vivo, Claro e clientes sem roaming internacional da Oi exigem o envio de um SMS.

De qualquer maneira, antes de fazer a viagem, é importante checar se a sua operadora é compatível com a que estará disponível na embarcação. Portanto, verifique as informações sobre o plano com a prestadora de serviços. Saiba mais sobre roaming e roaming internacional aqui no site.

Imagem: martin-dm/iStock