Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Pillars é um app de oração gratuito para muçulmanos criado por dois estudantes do Reino Unido que promete focar em uma questão que vinha preocupando muitos membros da comunidade islâmica: a privacidade.

Em novembro do ano passado, uma reportagem da VICE descobriu que muitos aplicativos voltados para muçulmanos estavam vendendo os dados dos usuários, incluindo sua localização, para o exército dos EUA. Um dos apps da lista era o Muslim Pro, que tinha 98 milhões de downloads. Muitos muçulmanos ficaram chocados com a informação, e prometeram deletar o app de oração, mas encontraram poucas alternativas com todas as funções do Muslim Pro.

publicidade

Pillars, app de oração para muçulmanos

Os estudantes Abdul-Rahman Abbas e Tariq Imaad Jamal também ficaram decepcionados com as alternativas para o app, mas decidiram fazer algo eles mesmos. “Olhamos tudo que havia disponível e pensamos ‘podemos fazer melhor’. Na verdade, isso é até um conceito no Islã, ‘Ihsaan’ (que é basicamente é ‘dar um passo além’)”, Abbas disse ao BuzzFeed News.

Pillars foi ganhando novos recursos com sugestões de usuários

Com ajuda de usuários muçulmanos no Twitter, a dupla foi adicionando as funções mais pedidas ao seu app de oração, que eles batizaram de Pillars. “Por exemplo, nosso aplicativo é completamente sem anúncios (diferente da maioria das alternativas). Anúncios são intrusivos e não pertencem a um app de oração”, disse Abbas.

Para garantir a privacidade de seus usuários, o Pillars calcula os horários de oração usando a localização do próprio celular, sem nunca mandar esses dados para um servidor. “Nenhum dado é mandado para o Pillars ou armazenado por nós. E nenhum outro dado é coletado (incluindo análises e dados pessoais)”, segundo o site do app.

O Pillars foi ao ar oficialmente em 1º de maio e já foi baixado mais de 20 mil vezes. O app de oração para muçulmanos (atualmente só em inglês) é gratuito, e está disponível para Android e iOS.

Leia também aqui no site: eRosary: terço virtual lançado no Brasil