Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Lá atrás, em 2019, o Google lançou seu celular Pixel 3 e introduziu no aparelho uma tecnologia nova. Chamada de Titan M, trata-se de um chip de segurança que carrega dados sigiloso que são utilizados em processos de criptografia, transações financeiras, proteção de senhas e outras. Hoje, a empresa pretende ampliar o uso desse hardware para implementar um sistema de chave de carro no celular e no smartwatch.

Esse tipo de hardware é chamado de Elemento de Segurança (SE em inglês). E o Google está buscando parcerias com empresas que produzem essa tecnologia para elaborar um conjunto de softwares de código aberto que podem ser usados por fabricantes de dispositivos. Essa parceria está recebendo o nome de Android Ready SE Alliance.

publicidade

O objetivo desta aliança é, também, ampliar a produção de SEs para serem implementados em diversos dispositivos. Com isso, seria criado uma cadeia de produtos (como celulares, smartwatches e outros) capazes de armazenar dados de segurança para realizar atividades como pagamentos, ser a chave do carro e até servir de documento de identidade ou passaporte.

Contudo, esse trabalho é demorado. Por mais que o Google tenha dito que cada vez mais as OEMs (Original Equipment Manufacturers) estão aderindo ao projeto, existem alguns passos até que a tecnologia seja completamente aplicável. Além disso, para se conectar a veículos, a empresa da Califórnia talvez tenha que forjar parcerias com o Consórcio de Conectividade para Carros (CCC), grupo de empresa e montadoras unidas para projetos que integram tecnologia, conectividade e veículos. Quem já está negociando com o grupo é a Samsung, que também vai permitir ao Galaxy S21 abrir a porta do carro.

Via My Smart Price e Pocket Now

Imagem: Kaboompics (Pexels)

publicidade