Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Já há algum tempo o Google Chrome do Android avisa se alguma senha sua vazou. Nem todo mundo se preocupa em ter uma credencial para cada serviço que usa, por isso pode bastar que um banco de dados fique vulnerável para que o usuário seja totalmente exposto. A função visa avisar o usuário sobre exposições, mas no I/O a companhia anunciou que, ao menos no Android, esta ferramenta terá um comportamento mais proativo.

A tecnologia Duplex — que nos Estados Unidos já se revelou capaz de agendar cortes de cabelo, reservar restaurantes e outros, para o usuário — irá alimentar um sistema de inteligência que, não apenas continuará checando vazamento de senhas no Android, como em muitas situações poderá mudar a credencial vazada para você. Em sites compatíveis, o usuário precisará fazer bem pouco para voltar a ficar protegido.

publicidade

Como o Google Chrome tem seu próprio sistema de sugestão de senhas seguras, um gerenciador de credenciais, e agora o Duplex para mudar logins que vazaram, na tela indicativa das exposições o interessado poderá apenas confirmar que deseja alterar a senha revelada publicamente. O resto é feito pelo próprio navegador, portanto que o consumidor não queira ele mesmo definir um novo código de segurança.

Por enquanto a novidade será testada exclusivamente nos Estados Unidos, mas o Google promete que a substituição inteligente de senhas vazadas no Chrome para Android chegará a mais países no futuro. Além disso, mais sites e apps serão anunciados como compatíveis com a tecnologia. Por enquanto, uma boa forma de todos se prevenirem é utilizando a autenticação em dois fatores — que no futuro será obrigatória na suíte de apps da empresa.