Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Todo mundo já foi aconselhado, ao menos uma vez, a não usar uma mesma senha em mais de um serviço ou site. Mesmo assim — segundo levantamento do Google — pelo menos 66% dos americanos utilizam as mesmas credenciais em mais de uma plataforma. De modo a tornar seus serviços menos vulneráveis, a empresa anunciou que tornará a autenticação em dois fatores, na qual uma conta fica atrelada a um aparelho, obrigatória.

O problema de senhas repetidas é um tanto óbvio: se você utiliza uma senha em um site bem protegido, mas reaproveita ela em um serviço que já teve vazamento de dados, seu login está igualmente exposto em todos os locais nos quais você usou esse dado. Já há algum tempo muitas empresas adotam a autenticação em dois fatores, que consiste em uma camada adicional de segurança. Geralmente pedindo confirmação de ingresso em um dispositivo já credenciado, ou solicitando uma senha temporária enviada por mensagem.

publicidade

No seu blog oficial, hoje (06/05), o Google confirmou que seus serviços passarão a adotar a autenticação em dois fatores de forma obrigatória. Hoje, o recurso é opcional: quem já configurou a camada extra de segurança é solicitado a confirmar o login no seu smartphone. Em breve — em data ainda não revelada — mesmo quem ainda não ativou essa ferramenta passará a ser obrigado a confirmar o ingresso em uma nova máquina pelo seu celular.

Outra opção, esta menos conhecida no Brasil, será confirmar o login com uma chave de segurança física. Em alguns mercados é comum a venda de um hardware, em formato de pen-drive, que acaba atuando como “guardião” de credenciais, bastando ser espetado no computador para autenticar o ingresso. O anúncio do Google é feito no Dia Internacional da Senha, então o timing não foi à toa. Mais novidades para os usuários e desenvolvedores deverão ser reveladas no I/O 2021, que acontece ainda em maio.

Via The Verge

Imagem: Gerd Altmann/Pixabay

publicidade