Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A MediaTek, maior fabricante de processadores no mundo, segundo a Counterpoint, está lançando o Dimensity 900, um chip 5G baseado em processo de 6nm da TSMC e voltado para smartphones intermediários. Para esses aparelhos de médio porte, o chipset da empresa de Taiwan pretende entregar tecnologias de memória e armazenamento de primeira linha, além de uma CPU octa-core de alto desempenho.

Esta CPU traz dois núcleos Cortex-A78 a 2,4Ghz de frequência e seis unidades Cortex-A55 a 2GHz. O Dimensity 900 possui uma GPU Arm Mali-G68 MC4 e suporta câmeras com resolução de até 108 MP, câmeras duplas de 20 MP e até quatro câmeras simultâneas, além de gravação de vídeo com até 4K a 30 fps. Para as telas, o chipset oferece suporte Full HD+, suporte HDR10+, suporte para o codec AV1 e taxa de atualização de até 120 Hz. Há também um APU de terceira geração para aprendizado de máquina e resolução de tela máxima de 2520 x 1080 pixels.

publicidade

Os padrões de memória oferecidos pelo lançamento da MediaTek são as tecnologias RAM LPDDR5 e UFS 3.1 para armazenamento, as mais recentes disponíveis no mercado. Com relação à conectividade, o Dimensity 900 suporta Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2 e 5G abaixo de 6GHz, com velocidades de download de pico de 2,77 Gbps. O chipset também possui suporte a SIM duplo 5G, que permite vincular um aparelho a duas redes 5G ou fazer conexão dupla com uma rede 5G e uma rede mais antiga.

É interessante notar a parceria da MediaTek com a TSMC reforçada no lançamento de hoje, ainda mais relacionada ao portfólio 5G intermediário. Conforme impressões de analistas da Counterpoint Research, citada no começo, esta movimentação deixa a fabricante de processadores bem posicionada para quase dobrar sua participação de mercado para smartphones 5G. Aparelhos com o Dimensity 900 estão sendo aguardados para o segundo trimestre de 2021, ou seja, é possível que vejamos smartphones intermediários sendo lançados no mercado com o novo processador da MediaTek muito em breve.

Via GSMArena e Android Authority

publicidade