Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google Mensagens, o app meio esquecido que pode substituir o programa padrão de SMS, pode estar prestes a receber uma função de tela dividida. Ao menos em tablets, é o que sugere a versão mais recente do app disponibilizada na Play Store.

A versão 8.0.054 mostra códigos escondidos que sugerem a implementação desta função. Quem instala a atualização não consegue reparar nessas mudanças, pois apenas utilizando engenharia reversa é possível ativar a futura função de tela dividida. Ela aproveitará a tela espaçosa de tablets para dividir a interface em duas colunas, fazendo o usuário transitar menos pelo Google Mensagens.

publicidade

O XDA Developers conseguiu uma representação visual de como isso funcionará: de um lado o aplicativo exibirá todas as mensagens enviadas e recebidas, em ordem, e do outro a conversa expandida. Basicamente a tela de “chats” e a janela de conversação serão exibidas em simultâneo, permitindo que o usuário navegue pelo aplicativo com menos cliques.

Captura de tela mostra função de tela dividida do Google Mensagens

A função de tela dividida do Google Mensagens deverá ser opcional. Para quem costuma utilizar multi-janelas em tablets, talvez seja uma melhor opção continuar com a visualização completa de listas ou mensagens, já que desta forma cada app ocupa menos espaço na tela.

Outras novidades chegando

Além dessa futura implementação, o Google Mensagens testa a sincronização do app entre diversas plataformas. Assim, com o mesmo número de celular, o usuário poderia ler e responder mensagens tanto no celular quanto no tablet. A Samsung se antecipou nesse sentido ao liberar a sincronização de mensagens e chamadas nos celulares Galaxy através da One UI, mas este sinal do Google indica a liberação de ferramenta parecida para todos os usuários Android.

publicidade

Por último, parece que o usuário poderá mudar a categoria padrão que o Google Mensagens classifica alguns recebimentos. Assim como no Gmail, o serviço insere rótulos automáticos a partir do conteúdo dos textos, classificando-os como spam, promoções, atualizações e outros. O usuário deverá ter mais liberdade para determinar o rótulo padrão do mensageiro.

Por enquanto as atualizações estão ocultas, pois a empresa parece estar testando a tela dividida no Google Mensagens, e os outros recursos, apenas internamente. Por histórico a empresa de Mountain View não demora muito para oficializar novas ferramentas, então pode ser questão de pouco tempo até os usuários aproveitarem esses upgrades.

Via XDA Developers

Foto: Andrés Rodríguez/Pixabay