Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Instagram anunciou ontem pelo Twitter que vai permitir que os usuários coloquem os pronomes pelos quais se definem diretamente no seu perfil. Os usuários também poderão escolher tornar seus pronomes públicos ou que eles sejam mostrados apenas para seus seguidores, com essa última opção como padrão para menores de 18 anos.

Imagem / Instagram

Segundo o post do Instagram, a opção dos pronomes no perfil já está disponível em alguns países, sem especificar quais, mas a companhia planeja expandir a função para outros em breve. Membros da redação do The Verge encontraram a função disponível em suas contas do Instagram, o que indica que os EUA é um dos países onde a mudança já foi implementada. As opções de pronomes em inglês são she/her, he/him e they/them.

publicidade

O Facebook conta com a função de colocar pronomes no perfil desde 2014. Quando você opta pela opção Personalizado para Gênero no seu perfil, o FB permite escolher entre pronome feminino (dando o exemplo “Deseje a ela um feliz aniversário”), pronome masculino e pronome neutro. No entanto, o exemplo para pronome neutro é “Deseje a ele(a) um feliz aniversário”, o que pessoas que se definem como gênero não binário não vão considerar lá muito neutro. Para o português, uma das propostas para pronomes neutros atualmente é “elu/delu”, com alguns linguistas argumentando que os pronomes ele/dele já são neutros e não masculinos.

Como a mestre em linguística pela UFRJ e professora Patrícia Guimarães disse ao site Favela em Pauta: “Em relação a utilização dos pronomes nas redes sociais, acredito que é uma medida muito interessante, porque primeiramente a pessoa que sinaliza já consegue evitar um constrangimento de uma leitura errada do seu corpo, e também porque muita das vezes as pessoas não têm a consciência de tratar a pessoa pelo pronome correto”.

Além da opção dos pronomes no perfil, o Instagram anunciou no começo do mês que vai disponibilizar legendas automáticas para o Stories através de uma figurinha especial, mas a opção ainda não chegou ao Brasil.

Via The Verge

publicidade

Imagem: LaylaBird / iStock