A Apple anunciou hoje que, até maio de 2022, estará descontinuando o Documentos e Dados do iCloud, serviço de backup e integração automática de seus dispositivos para a nuvem. A empresa estará substituindo o serviço pelo iCloud Drive, migrando em conjunto todas as contas da antiga plataforma.
A empresa explica que os usuários que não usam o iCloud Drive precisarão ativar a integração com o serviço em seus dispositivos Apple se quiserem acessar os arquivos anteriores. Como a função guarda preferências, histórico, personalizações e outros dados de uso diário, o público terá de optar pelo serviço se não quiser perder o backup de fotos ou playlists do Apple Music, por exemplo.
Ativando o iCloud Drive
Para isso, os usuários no iOS e no iPadOS precisarão ir em Configurações, clicar em seu perfil de usuário e, na aba iCloud, ativar a função iCloud Drive. A partir daí, os dados estarão acessíveis pelo app Arquivos.
Já no MacOS, será necessário acessar o menu Apple, Preferências de Sistema, e então, clicar no ID Apple (versões Mojave em diante do sistema operacional não precisam clicar). Então, selecionar iCloud, logar com seu ID Apple, se necessário, e selecionar iCloud Drive. Os documentos poderão ser encontrados pelo Finder do iCloud Drive.
Por fim, os usuários precisam logar no iCloud.com e migrar para a opção iCloud Drive. A opção estará disponível dentro de uma das quatro opções: Pages, Numbers, Keynote e iCloud.
Fim da confusão
A migração forçada do Documentos e Dados do iCloud para o iCloud Drive é o ponto final na confusão entre os dois serviços, que com o passar do tempo faziam coisas similares, mas não eram a mesma coisa. Lançado originalmente em 2014, o iCloud Drive é um armazenador de arquivos em nuvem e, tal como o Google Drive, permite a organização e compartilhamento de documentos pela internet.
Já o iCloud é o serviço de nuvem da Apple que concentra os dados de todos os serviços integrados — dos quais o iCloud é apenas um deles. Calendário, Contatos, Notas, Fotos e até o iCloud Mail utilizam o armazenamento separadamente.
Via Apple Insider
Imagem: hanibaram/iStock.com