Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Em fevereiro deste ano, a Apple e outras Big Techs, como Facebook e Amazon, foram ouvidas por legisladores do Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos sobre as preocupações em relação a Lei Antitruste do país e de que forma as novas legislações podem prevenir que essas empresas operem como Gatekeepers. Um dos pontos discutidos foi a portabilidade de dados entre plataformas e, saindo na frente de outras empresas, a Apple anunciou transferência de fotos entre iCloud e Google Fotos.

Apple e os dados

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor na União Europeia em maio de 2018 e, a partir disso, a Apple lançou o seu próprio portal de dados e privacidade, onde os usuários podem visualizar e baixar uma cópia dos dados armazenados pela empresa. Agora, a gigante de Cupertino atualizou a função e inseriu também a transferência de fotos.

publicidade

Por enquanto, o Google Fotos é o único participante do serviço, mas outros devem entrar ao longo do tempo.  É importante lembrar que, ao transferir suas fotos do iCloud para o Google Foto, elas não serão deletadas pela Apple, já que a função de transferência serve como uma espécie de backup.

Além disso, os Smart Albums, Live Fotos (as fotos em movimento do iPhone) e arquivos em formato RAW não serão transferidos. Já o processo de transferência pode levar de 3 a 7 dias, pois a empresa usa esse tempo para verificar que o pedido foi feito pelo próprio usuário e para fazer as transferência. Portanto, é preciso ter paciência.

Como fazer a transferência de fotos entre iCloud e Google Fotos?

Para fazer a transferência das imagens, o usuário precisa se certificar que está usando o iCloud Fotos para armazenamento, além de possuir o ID Apple com autenticação de dois fatores e uma conta Google com armazenamento suficiente para o uso do Google Fotos.

Após concluir esses passos, é preciso fazer login com o ID Apple em privacy.apple.com, selecionar a opção de transferência de cópia de dados e seguir os comandos para completar a solicitação.

publicidade

Ainda será preciso fazer login na sua conta Google para iniciar a transferência. Finalmente, a Apple enviará um email notificando que a solicitação foi recebida e outro email informando quando todo o processo for concluído. O serviço, por enquanto, só está disponível para usuários de alguns países, como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, e ainda não há informações de quando chegará por aqui.

Via MacRumors